Pós-venda pavimenta o caminho para a próxima venda
Um atendimento pós-venda bem feito ajuda a abrir o caminho para sua próxima venda. Afinal, o cliente satisfeito sempre volta não é verdade? Este é o assunto da nossa conversa de hoje com os Feras da Venda Nakata.
Saiba priorizar os clientes na hora de fazer o pós-venda
O primeiro passo para um bom pós-venda é jamais perder o cliente de vista. E é muito importante saber quem deverá receber mais atenção já que, em meio a tantos negócios, nem sempre é possível dedicar o mesmo tempo a todos. Como explica a Luziete Pereira, representante comercial da Padre Cícero, em Fortaleza, no Ceará.
“Eu sempre ligo para aqueles clientes que querem atenção. Nós, que somos vendedores, conhecemos o perfil de cada cliente. Existem aqueles mais difíceis de lidar às vezes e eu sempre procuro fazer o pós-venda mais diretamente com eles. Não que eu não faça com os outros, mas me preocupo muito porque já conheço eles. Então eu ligo, pergunto se receberam o material, como chegou, se gostaram do produto. Eles ficam satisfeitos e me deixam também satisfeita porque sei que estou fazendo um pós-venda com acompanhamento e isso faz com que o cliente retorne para mais compras comigo. Quando faço o pós-venda e encontro insatisfação, como demora na entrega ou alguma peça que não corresponde ao que foi pedido, vou em busca da solução para o problema do cliente ouvindo-o detalhadamente sobre o que está acontecendo para, logo em seguida, dar um retorno”.
Com um bom pós-venda o cliente não esquece você
O Marcelo Farias, televendas do varejo Gerwal Auto Peças, de Contagem, Minas Gerais, também tem o pós-venda como um compromisso com o cliente, uma garantia para futuras vendas.
“O pós-venda nada mais é para mim do que o início da próxima venda. Como um pós-venda bem feito, quando o cliente pensar em peça ele vai pensar no seu nome como vendedor. Um pós-venda bem feito é tratar o cliente de forma especial. É inerente ao ser humano querer ser tratado de uma forma diferente. Por exemplo: o cliente não compra há uma semana. Então, é ligar para ele, atualizar sobre uma peça nova que chegou à loja, convidá-lo para palestras. É bacana esse feedback, não é uma relação de cliente e vendedor, mas uma relação de amizade mesmo”.
Ouvir sempre o cliente é tarefa importante no pós-venda
O segredo do bom pós-venda, então, é tratar o cliente como um rei. O Wanderley Leopoldo, balconista da Koga, Koga de São Paulo, faz isso muito bem.
“Sempre escutar o cliente, ouvir suas necessidades, dar todo o apoio com informações e estar atento ao que pode ser uma demanda posterior. Ficar sempre em contato com o cliente, nunca deixa-lo à mercê, sem reposta ou apoio. O cliente é que faz a empresa. Todo apoio a ele e o máximo de atenção. Aquele cliente que foi apoiado sempre vai recomendar a empresa e a pessoa que o apoiou”.
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Aproveite a experiência dos Feras da Venda para aprimorar seu atendimento pós-venda
1 – Após realizar a venda, faça contato com o cliente para acompanhar a entrega da mercadoria e a satisfação dele com o processo.
2 – Mantenha sempre os dados do cliente atualizados e um sistema de informações bem estruturado para saber com quem e sobre o que você vai falar.
3 – Em caso de problema, nunca passe a responsabilidade para o cliente. Seja rápido na resposta e certifique-se de que a questão foi totalmente resolvida.