Ir para o conteúdo
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
  • Dono do carro
    • Revisão
    • Segurança
    • Componentes e Peças
    • Carros e Motos
    • E-book
  • Mecânico
    • Manutenção
    • Carreira
    • Tecnologia
    • Peças
    • E-book
  • Vendedor
    • Crescimento profissional
    • Peças e vendas agregadas
    • Práticas de venda
    • E-book
  • E-books
    • Dono do carro
    • Mecânico
    • Vendedor
  • Site
  • EAD
  • Compre Nakata
  • Newsletter
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
Vendedor  -  Práticas de venda

Muito além do pedido de desconto: saiba como conquistar o cliente!

Publicado por Nakata Automotiva em julho 15, 2021 | Atualizado em agosto 23, 2021
Muito além do pedido de desconto
3 minutos para ler

Vender algo nem sempre é uma tarefa simples, principalmente quando falamos em produtos que exigem conhecimento técnico, como é o caso das peças automotivas, não é mesmo? Por vezes, é preciso muita conversa para conseguir fechar o negócio.

E é aí que um inocente pedido de desconto pode se tornar um problema para o vendedor se ele não estiver preparado para lidar com a situação. Saiba a seguir como contornar essa circunstância, praticar o atendimento humanizado e ainda tirar o melhor proveito!

O que pode satisfazer o cliente além do desconto?

Há outras formas de vender e fidelizar clientes sem, necessariamente, mexer no preço. Quando você tem um bom conhecimento sobre os itens que está negociando, é bem mais simples ter confiança para mostrar as qualidades e os diferenciais que justificam a quantia a ser paga.

A garantia oferecida pelo fabricante, por exemplo, pode fazer toda a diferença na decisão do cliente. Ter o cuidado de manter os produtos em estoque e disponibilizar formas variadas de entrega, no caso de compras remotas, também são maneiras de atender bem e mostrá-lo que ele pode contar com você sempre que precisar.

Como responder ao pedido de desconto?

Conheça a seguir algumas formas de lidar com o pedido de desconto e melhore as suas chances de concretizar a venda.

Mostre valor

Explique a ele que não se trata apenas de preço, e sim de valor. Um bom cliente não se incomoda em pagar um pouco mais — desde que seja um preço justo — por uma peça de qualidade, que trará segurança e confiabilidade ao serviço que ele executa. Não tenha medo de mostrar os benefícios e fazer comparações que favoreçam suas justificativas.

Pergunte por que ele precisa do desconto, pois, muitas vezes, o cliente pede por hábito. Caso ele cite o preço da concorrência ou questione a qualidade do produto, volte a destacar os benefícios e diferenciais da marca que você ofereceu. Procure mostrar que o valor que ele pagará hoje pode se refletir em economia e tranquilidade no futuro.

Tente negociar

Não é preciso ser inflexível quando um cliente faz um pedido de desconto, mas procure não concedê-lo logo de cara. Você pode propor uma troca, como a compra de uma quantidade maior ou de outros itens, por exemplo. Caso não possa mesmo dar o desconto, negocie o prazo de pagamento.

Aprenda a dizer não

O medo de perder o cliente pode fazer vendedores assumirem compromissos que não conseguirão cumprir ou darem descontos que prejudicarão suas metas. 

Valorize o seu trabalho e conheça o valor do produto que você está vendendo para atrair bons clientes. Não tenha medo de dizer não, caso perceba que ele está forçando com um pedido impossível de atender. Se o cliente precisa mesmo da mercadoria e confia no seu trabalho, é possível conseguir a reversão de clientes.

Lembre-se de ouvir com atenção as necessidades do consumidor: são nesses momentos que você consegue entender o que ele realmente quer e ainda conquista a confiança dele. Quando o cliente sente-se bem atendido e acredita que está fazendo um bom negócio por outros motivos, as chances de ele pedir descontos caem.

Que tal melhorar ainda mais a sua performance em vendas? Confira o nosso guia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Objeções em vendas: saiba como lidar e veja como contorná-las
CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-02
Você também pode gostar
9 dicas para crescer profissionalmente

O que é bucha da bandeja? Entenda mais sobre essa peça!

Publicado por Nakata Automotiva em maio 7, 2025 | Atualizado em maio 7, 2025
6 dicas para aumentar as vendas de autopeças

6 dicas para aumentar as vendas de autopeças

Publicado por Nakata Automotiva em abril 2, 2025 | Atualizado em abril 2, 2025
ESTRATÉGIAS DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NA SUA LOJA DE AUTOPEÇAS

Estratégias de fidelização de clientes na sua loja de autopeças

Publicado por Nakata Automotiva em março 24, 2025 | Atualizado em março 24, 2025
EAD Direção

CTA - Controle de estoque em loja de autopeças-01

CTA - Aprenda como usar gatilhos mentais na venda de autopeças-01

CTA - Tudo que você precisa saber sobre tipos de pastilha de freio-01

CTA - Conheça as principais ferramentas e equipamentos para oficina mecânica-01

CTA - Manual da revisão do carro-01

CTA - melhores técnicas de persuasão em vendas-01

CTA - Comunicação em vendas 9 habilidades fundamentais para vendedores-01

CTA - O guia da venda de autopeças por telefone-01

CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-01

Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Categorias

  • Carreira
  • Carros
  • Componentes e Peças
  • Crescimento profissional
  • Dono da Moto
  • Dono do carro
  • Manutenção
  • Mecânico
  • Peças
  • Peças e vendas agregadas
  • Práticas de venda
  • Revisão
  • Segurança
  • Sem Categoria
  • Tecnologia
  • Vendedor

Entre em contato

  • Av. Pres Médice, 939 – Parque Industrial Mazzei, Osasco – SP, 06268-000

  • (11) 3602-8000

  • Compre Nakata

     

Site criado por Stage.