Ir para o conteúdo
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
  • Dono do carro
    • Revisão
    • Segurança
    • Componentes e Peças
    • Carros e Motos
    • E-book
  • Mecânico
    • Manutenção
    • Carreira
    • Tecnologia
    • Peças
    • E-book
  • Vendedor
    • Crescimento profissional
    • Peças e vendas agregadas
    • Práticas de venda
    • E-book
  • E-books
    • Dono do carro
    • Mecânico
    • Vendedor
  • Site
  • EAD
  • Compre Nakata
  • Newsletter
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
Dono do carro  -  Segurança

Gasolina ou álcool: esclarecemos 7 mitos sobre o assunto

Publicado por Nakata Automotiva em agosto 14, 2019 | Atualizado em outubro 28, 2021
alcool e gasolina
9 minutos para ler

Assim como ocorre com o câmbio automático até hoje, existem muitas lendas sobre o uso desses dois combustíveis, principalmente após a popularização dos veículos flex. Os aditivos aumentam a potência ou estragam o motor? Reduzem o consumo ou não? É provável que você tenha ouvido essas polêmicas diversas vezes.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para esclarecer as maiores dúvidas. Quer aprender mais sobre as características da gasolina e do etanol? Descobrir como realizar uma manutenção preventiva de qualidade? Pegar algumas dicas para aproveitar melhor cada litro de combustível? Continue com a gente!

Está com pressa? Você também pode ouvir este artigo, confira!

Desvendando os Mitos

A seguir, vamos explicar algumas questões que sempre surgem entre os motoristas. Certas crenças até fazem sentido, mas muitas são absurdas, confira:

Mito 1: os aditivos melhoram o consumo

Não é verdade. A gasolina aditivada faz os mesmos quilômetros por litro que a normal. Por sinal, sua função não é ser mais econômica, como muitos dizem. A diferença na formulação inclui apenas uns produtos que auxiliam na limpeza de certas partes do veículo. Age principalmente desde o tanque até os pistões.

Em alguns casos, pode até ocorrer uma melhora no consumo. Mas a explicação é que, quando o sistema de alimentação e o motor estão muito sujos e carbonizados, é natural que carro gaste mais e ande menos. Mas uma limpeza profunda na oficina resolveria o problema da mesma forma ou até melhor.

O mesmo acontece em relação ao etanol. Os aditivos servem principalmente para manter tudo limpo e reduzir a corrosão. Para ir “direto ao ponto”, se a diferença nos preços for pequena, compensa experimentar. Os combustíveis aditivados realmente são diferenciados e geram alguns benefícios.

Além da gasolina e do etanol aditivados “na bomba”, os motoristas também ficam na dúvida sobre a eficiência dos aditivos “de garrafinha”, sempre oferecidos pelos frentistas. A lógica é a mesma: são versões concentradas que limpam e inibem a corrosão. Pode experimentar à vontade, só escolha bem a marca.

Mito 2: os aditivos aumentam a potência

O fato de um motor muito sujo perder desempenho é fonte de outro mito sobre os aditivos: de que eles aumentam a potência. É uma ilusão. Pode até haver uma pequena melhora, como consequência da limpeza realizada nos componentes internos. Mas é um processo lento e o ganho é difícil de notar.

Para aumentar a performance, o que realmente funciona são os combustíveis de alta octanagem. Mas também não são indicados para todos os carros. A maioria dos modelos nacionais usa motores sem uma preparação esportiva, que são projetados e calibrados para trabalhar com gasolina e etanol comuns.

A exemplo dos aditivos para limpeza, também existem produtos em pequenos frascos que prometem aumentar a octanagem, são conhecidos como “boosters”. Algumas marcas são sérias e o líquido funciona. Mas, como explicamos antes, se o motor do seu carro não estiver preparado, é dinheiro jogado fora.

Mito 3: o etanol dificulta a partida

Quando foram lançados os primeiros veículos nacionais movidos a etanol, há mais de 40 anos, era a pura verdade. Os motores eram complicados para ligar nos dias frios e ainda precisavam esquentar, usando o afogador, para não “morrerem” na primeira esquina. Quem descuidava da manutenção sofria bem mais!

Depois da chegada da injeção eletrônica, esse problema desapareceu. Antes de lançar um modelo novo, as montadoras chegam a testar a partida em câmaras com temperaturas abaixo de zero. Na verdade, o que existe até hoje são donos que não fazem revisões preventivas no seu carro e depois reclamam das falhas.

Nos modelos flex mais antigos, é muito importante deixar o “tanquinho” sempre abastecido com gasolina, manter a bateria e o alternador em ordem, revisar as velas e cabos, trocar os filtros nos prazos certos e checar regularmente na oficina o funcionamento dos sistemas de ignição e injeção eletrônica.

Esses mesmos cuidados valem para os veículos mais novos. A grande diferença é que a tecnologia atual trocou a injeção de gasolina na partida a frio por um sistema de aquecimento elétrico do combustível. Outra dica é sempre escolher muito bem os postos onde abastece. Com as “misturas batizadas” tudo se complica!

Mito 4: o etanol reduz o desempenho

Não é verdade, muito pelo contrário. Como o etanol tem cerca de 110 octanas (valor que indica a resistência dos combustíveis à detonação) contra 93 da nova gasolina comum, o motor de um carro flex sempre terá mais potência e torque (que podemos chamar de “força”) quando estiver abastecido com o biocombustível.

Mito 5: com o etanol eu gasto mais

Depende do seu veículo e do preço dos combustíveis por onde você roda. É certo que o consumo do motor com etanol é maior, até porque o biocombustível pode ter até 7,5% de água, conforme a legislação brasileira. Mas, em compensação, em alguns estados seu preço é bem menor do que o cobrado pela gasolina.

Se você tem um carro flex e quer economizar, o ideal é fazer um “teste real”. Encha o tanque com um combustível de cada vez e calcule as médias de consumo. Depois, considere a diferença de quilometragem e o preço da gasolina e do etanol na hora de abastecer. Com esse cuidado você estará sempre poupando.

Mito 6: nunca misture os combustíveis

É uma grande lenda que envolve os veículos flex, pode misturar à vontade! Os motores desses modelos são preparados para consumir gasolina e etanol puros ou misturados, qualquer que seja a proporção entre eles. Todas as peças suportam essa condição e a eletrônica se encarrega de realizar os ajustes.

Mito 7: abasteça primeiro com gasolina

Também dizem que, ao comprar um veículo flex novo, é preciso abastecer primeiro com gasolina. Não faz sentido. Antes de chegar até você, o carro recebeu um pouco de combustível na fábrica e funcionou várias vezes. Passou nos testes finais, foi para o pátio, subiu e desceu do caminhão, manobrou na concessionária, etc.

Mito 8: faça um “rodízio” volta e meia

Depois de tudo o que você leu até aqui, sabe a resposta para essa dúvida, não é mesmo? Não existe nenhum problema em usar um único combustível por muito tempo. Os veículos flex foram criados justamente para proporcionar essa versatilidade e economia aos donos. Fique à vontade para abastecer como quiser!

Mito 9: a manutenção é complicada

É outro engano, mas é preciso comprar as peças certas. Os modelos flex costumam ter alguns itens exclusivos, como a bomba de combustível, sensor do nível do tanque, filtros, velas, bicos injetores e até o óleo do motor. O grande problema é quando improvisam montando os componentes das antigas versões a gasolina.

Economizando de Verdade

Agora que você descobriu algumas curiosidades sobre o uso correto da gasolina e do etanol, confira umas dicas interessantes para rodar mais gastando menos:

Economia 1: o barato costuma sair caro

Alguns postos oferecem preços muito baixos para ganhar a clientela, mas costumam vender produtos de baixa qualidade. A situação mais comum é a adulteração da gasolina, que pode conter um excesso de etanol, solventes baratos ou água. Mas o biocombustível também não escapa: costuma ser “hidratado” além da conta!

Usando um combustível fora do padrão, o carro passa a andar menos, gastar mais, funciona de uma forma irregular, apresenta dificuldade na partida a frio, entre outros problemas. O pior é quando as impurezas contaminam o lubrificante. O óleo pode virar uma “gosma” e, se o motorista não perceber, acaba fundindo o motor.

Economia 2: mantenha o veículo em ordem

Para tentar economizar, muitos donos “fogem” das oficinas. Alguns só aparecem com o carro no guincho. Tentam poupar deixando de fazer uma checagem periódica no motor, não trocando as velas, os filtros ou o óleo nos prazos indicados. Ao final, gastam muito mais na hora de abastecer ou consertando quebras inesperadas.

Economia 3: sempre calibre os pneus

É um cuidado que não custa nada, mas que muita gente esquece. Consulte o manual do proprietário para saber a pressão ideal e faça calibragens periódicas antes de rodar muito com o veículo, para garantir uma maior precisão. Além de economizar no posto, você dirige melhor e aumenta a durabilidade dos pneus.

Economia 4: feche os vidros na estrada

A aerodinâmica tem tudo a ver com o consumo de combustível. Dentro da cidade, rodando devagar, não chega a fazer tanta diferença andar com os vidros abertos. Mas na estrada sim, o ideal é sempre fechar tudo. Conforme o clima, prefira ligar a ventilação, o aquecimento ou o ar-condicionado.

Economia 4: evite ficar com o motor ligado

Está parado num congestionamento? Foi buscar as crianças na escola? Espera alguém para dar carona? O ideal é desligar o carro ao notar que vai demorar um pouco para voltar a andar. Inclusive, muitos veículos atuais estão saindo de fábrica com um sistema chamado start-stop, que faz esse trabalho sozinho.

Economia 5: não dirija de forma brusca

É um vício que ainda encontramos em muitos motoristas. Quem nunca viu alguém acelerando num congestionamento, dirigindo com o motor em alta rotação sem necessidade, arrancando nos semáforos para frear em seguida? As ruas e estradas não são autódromos, ganha quem dirige com atenção e economia!

Economia 6: tire os pesos desnecessários

Se você esquece coisas no banco traseiro ou dentro do bagageiro, mude seus hábitos e deixe o carro sempre vazio. Para transportar qualquer peso extra, o motor vai consumir um pouco mais de combustível. Os “exagerados”, que andam com os porta-malas lotados, ainda reduzem a durabilidade dos pneus e amortecedores.

Como você viu, para rodar mais gastando menos, é importante conhecer melhor os combustíveis, investir na manutenção preventiva e reforçar os cuidados com o veículo. Assim você escapa das fake news automotivas, não acaba guinchado com um baita prejuízo, poupa nos postos e também na oficina.

Gostou das nossas dicas? Então faça o seu cadastro no blog e não deixe de visitar a Nakata no Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e Spotify. Você ficará por dentro de todas as novidades, receberá vários conteúdos interessantes, descobrirá muitas outras formas de economizar e rodar sempre com segurança!

Você também pode gostar
Como identificar e resolver problema na caixa de direção?

Como identificar e resolver problema na caixa de direção?

Publicado por Nakata Automotiva em maio 14, 2025 | Atualizado em maio 14, 2025
Qual a validade da gasolina? Confira suas características

Qual a validade da gasolina? Confira suas características

Publicado por Nakata Automotiva em abril 29, 2025 | Atualizado em abril 29, 2025
embreagem

Desgaste da embreagem: quais os sinais e como evitar

Publicado por Nakata Automotiva em abril 8, 2025 | Atualizado em abril 7, 2025

6 comentários em “Gasolina ou álcool: esclarecemos 7 mitos sobre o assunto”

  1. Francisco Lemos disse:
    agosto 19, 2019 às 11:41 am

    Muito obrigada pela explicação mesmo dirigindo a 45anos mais essas explicações sempre tem algo de proveito e curto todos os dias a sua página

  2. oswlado disse:
    agosto 22, 2019 às 12:10 am

    Se o alcool hidratado evapora a 78,2 graus celcius porque a destilação deve ser fracionada? Não bastaria a temperatura e a área de evaporação para produzir? Com área suficiente, não bastaria a energia solar como energia para o processo? O processo de alimentação poderia ser contínuo usando apenas a densidade do alcool contido no vinho, decantando por gravidade para separar o vinhoto?

  3. AURIMAR APARECIDO DA SILVA disse:
    agosto 25, 2019 às 1:01 am

    Belo post! Cheguei aqui pelo Café Brasil!

  4. Ildefonsotorremorais disse:
    setembro 7, 2019 às 6:29 pm

    Gostaria de saber caso tenha 4 litros e meio de gasolina mais meio litro de álcool dentro do tanque de um carro que funciona a gasolina esse carro terá algum problema?

  5. Nakata Automotiva disse:
    outubro 8, 2019 às 11:55 am

    Olá!
    Provavelmente não ocorrerá maiores problemas, pois nossos veículos já são preparados para este tipo de mistura, já que em nossa gasolina é permitido até 25% de etanol.

  6. Nakata Automotiva disse:
    outubro 8, 2019 às 2:24 pm

    Olá!
    Poxa, infelizmente esta pergunta não faz parte da nossa área de atuação, então não podemos te dar uma resposta precisa para tirar a sua dúvida. Nosso conteúdo é produzido por jornalistas especialistas para trazer uma maior e melhor quantidade de conteúdos para nossos leitores.
    Nossa sugestão é de que procure um profissional especializado na área para lhe dar o suporte necessário!

    Muito obrigado pelo contato!

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

EAD Direção

CTA - Controle de estoque em loja de autopeças-01

CTA - Aprenda como usar gatilhos mentais na venda de autopeças-01

CTA - Tudo que você precisa saber sobre tipos de pastilha de freio-01

CTA - Conheça as principais ferramentas e equipamentos para oficina mecânica-01

CTA - Manual da revisão do carro-01

CTA - melhores técnicas de persuasão em vendas-01

CTA - Comunicação em vendas 9 habilidades fundamentais para vendedores-01

CTA - O guia da venda de autopeças por telefone-01

CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-01

Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Categorias

  • Carreira
  • Carros
  • Componentes e Peças
  • Crescimento profissional
  • Dono da Moto
  • Dono do carro
  • Manutenção
  • Mecânico
  • Peças
  • Peças e vendas agregadas
  • Práticas de venda
  • Revisão
  • Segurança
  • Sem Categoria
  • Tecnologia
  • Vendedor

Entre em contato

  • Av. Pres Médice, 939 – Parque Industrial Mazzei, Osasco – SP, 06268-000

  • (11) 3602-8000

  • Compre Nakata

     

Site criado por Stage.