Por que a experiência do cliente precisa ser prioridade? Entenda!
Ouvimos falar frequentemente em experiência do cliente. Mas, o que isso significa? Esse termo contempla diversos elementos, mas ela envolve essencialmente a percepção que o cliente tem da sua empresa.
Alguns vendedores acreditam que se oferecerem produtos de alta qualidade aos seus clientes, garantirão uma boa experiência. Porém, não é bem assim! Existem muitos fatores que podem fazer toda a diferença e garantir a satisfação com seu atendimento.
Pensando em ajudar você a aprimorar o seu trabalho, falaremos mais sobre a importância da experiência do cliente e suas vantagens. Acompanhe!
O que é experiência do cliente?
A experiência do cliente é a impressão que os consumidores têm da empresa de modo geral, em todas as etapas da sua jornada de compra. Para compreender o que é a experiência do cliente, você pode levar em consideração que em todos os canais de comunicação entre o vendedor e o cliente existe um conjunto de ações e sentimentos, que serão usados para mensurar a satisfação.
Gerenciar a experiência é uma das tarefas mais importantes para um bom vendedor. Tudo o que você faz contribui diretamente para esta percepção, incluindo a forma como você se comunica e explica sobre as diferentes peças, o que ajuda no processo de decisão.
Como o novo comportamento do consumidor afeta a experiência?
Com o passar do tempo, os consumidores se tornaram mais exigentes, buscando por soluções que resolvam os problemas e por empresas que ofereçam uma boa experiência.
Ou seja, eles estão buscando por empresas que oferecem um bom atendimento, personalizam as ofertas e buscam oferecer uma jornada de compra excelente. Por isso, é relevante investir em meios para melhorar a experiência do cliente.
Ainda vale conhecer a diferença entre esse termo e outro bem comum no mundo dos negócios, o sucesso do cliente. A experiência está relacionada às interações dos indivíduos com a sua empresa, envolvendo desde a tomada de decisão até o suporte oferecido.
Já o sucesso do cliente tem ligação com o quanto ele consegue aproveitar o que a companhia oferece sem enfrentar nenhum problema. Esse quesito pode ser medido pela satisfação dos clientes, por exemplo.
Qual é a importância de prezar pela boa experiência do cliente?
Oferecer uma experiência positiva é extremamente importante para o sucesso de qualquer venda, pois um cliente feliz tende a se tornar fiel, o que ajudará a aumentar as vendas.
Além disso, a sua atenção e o profissionalismo na sua argumentação vão contribuir para a divulgação do seu trabalho, por meio do marketing boca a boca — ou seja, as indicações.
Quais são as vantagens de uma boa experiência do cliente?
São muitos os benefícios de uma boa experiência do cliente para quem quer fazer parte do grupo de melhores prestadores de serviços. Listamos algumas, a seguir:
Maior retenção de clientes
O impacto do seu trabalho com a experiência do consumidor na retenção de clientes é direto. Isso porque, quanto maior a satisfação, mais as pessoas utilizarão seus serviços.
Maior valor da marca
O valor da marca é um termo de marketing que descreve como os consumidores consideram determinada empresa. E esse conceito tem mais a ver com emoções, sabia?
Ao cumprir promessas, fornecer produtos e serviços de alta qualidade, saber lidar com pedidos de desconto e ter uma atitude responsiva, você construirá um valor positivo da oficina. O resultado é que você conquista os seus clientes e aumenta suas vendas de forma expressiva.
Como melhorar a experiência do cliente?
Saber como oferecer uma experiência otimizada ao cliente é essencial para a oficina. Por isso, destacamos quais são as principais dicas para melhorar esse aspecto e maximizar o faturamento. Veja mais, a seguir.
Compreenda quem é o seu cliente
O primeiro passo para oferecer uma boa experiência ao cliente é entender quem ele é. Por exemplo, você pode estudar quais são as principais dificuldades que as pessoas que frequentam sua oficina tem com relação ao veículo.
Esse conhecimento vai ajudar a deixar as transações mais claras e aumentar a confiança dos consumidores em você.
Crie um bom relacionamento
Ao saber quem é o seu cliente, já fica mais simples conseguir criar um relacionamento. Há várias boas práticas que você pode usar para implementar essa dica. Por exemplo, usar as redes sociais para repassar o seu conhecimento sobre os serviços da sua empresa pode ser uma forma de se relacionar.
Além disso, criar conteúdos, estar disponível para ajudar as pessoas e saber se comunicar com clareza são formas essenciais para melhorar o relacionamento com os consumidores e aumentar o número de vendas.
Conte com diferentes canais de atendimento
Outra boa forma de melhorar a experiência do cliente com a oficina é disponibilizar vários meios de comunicação. Por exemplo, incluir o suporte por WhatsApp, redes sociais, e-mail e até mesmo pelo site. Para isso, vale entender quais são os principais meios de comunicação que o cliente utiliza e marcar presença nele.
Capacite a equipe
Ter uma equipe bem preparada para prestar o atendimento é mais uma maneira de melhorar a experiência do cliente. Para isso, vale entender quais são as dificuldades de quem está na linha de frente do suporte e investir em capacitações para superar esses desafios.
Use a tecnologia a seu favor
Uma última dica muito útil é contar com o suporte tecnológico. Por exemplo, oferecer meios de marcar atendimento de forma automática pode ser um bom investimento. Além disso, investir em ferramentas de alta tecnologia que ajudem a oferecer um serviço cada vez melhor também é uma ótima opção.
Vale ressaltar que os consumidores estão cada dia mais exigentes e com expectativas maiores. Inclusive, o marketing boca a boca tem seu impacto aumentado com a tecnologia, que potencializa as conexões entre as pessoas.
Agora você sabe como a experiência do cliente é importante para fechar mais vendas. Com as informações que apresentamos, você conseguirá aprimorar o seu trabalho e ter mais sucesso em vendas.
Deseja continuar o seu processo de melhoria no atendimento? Então, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, YouTube e Instagram!