Defeitos indicados pela luz de óleo: veja como diagnosticar
Alterações na luz de óleo podem sinalizar uma série de problemas no veículo. Desde a necessidade de troca até falhas na pressão da bomba, essas são apenas algumas condições que podem estar por trás dessas variações. Em alguns casos, pode haver o comprometimento do motor, o que acaba tornando o reparo do automóvel mais complexo.
Cada oscilação na luz de óleo pode significar um tipo de anormalidade. Por isso, é importante se atentar aos padrões de iluminação e intermitência apresentadas por esse sinal, o que permite um diagnóstico mais preciso e o conserto adequado dos automóveis que chegam até a sua oficina.
Quer entender melhor quais situações podem alterar a luz de óleo? Neste post, vamos abordar as principais falhas relacionadas a esse indicador. Confira!
Luz de óleo acesa, mas não é o nível
Uma das principais razões para essa luz acender é o baixo nível de óleo presente no motor. No entanto, essa situação também pode ser desencadeada por outros problemas. Veja, abaixo, quais são eles.
Sensor de óleo.
Quando o condutor dá a partida no carro, o fluido demora de um a dois segundos para chegar na ponta do sensor de óleo, entrar na peça e cortar o negativo. Porém, quando esse processo não acontece, a luz é acionada, pois o componente não consegue identificar a lubrificação do motor.
Baixa pressão do óleo
Quando o óleo não está circulando com a pressão adequada, não abastece as áreas necessárias para o funcionamento do motor. Diante disso, há uma fricção de suas peças, condição que eleva a temperatura no local e provoca abrasão, acendendo o indicador de fluido.
Problemas na bomba de óleo
A bomba de óleo cumpre a função de transferir e pressurizar o fluido do cárter situado na área inferior para a parte do topo do motor. Contudo, se há algum defeito na bomba, a pressão do óleo é comprometida, sendo reduzida consideravelmente, fator que liga a luz do painel do carro.
Defeitos no virabrequim
Algumas situações que ativam o sensor luminoso de óleo são mais complexas e dão mais trabalho para serem identificadas pelo mecânico. Esse é o caso de defeitos no virabrequim, como folgas, desgaste excessivo.
A lubrificação do motor é afetada por essas avarias, o que contribui para o aumento do atrito entre os seus componentes, que por sua vez diminui a pressão do óleo e pode acender a luz na cabine do carro.
Luz de óleo acende e apaga
Se a luz de óleo está acendendo e apagando, é necessário investigar outras peças e sistemas do automóvel. Acompanhe, a seguir, quais são as possíveis causas dessa anormalidade.
Mau contato no conector do sensor de óleo
O sensor de óleo, também conhecido como ‘’cebolinha’’, fica envolvido por um conector, cujo cabo pode quebrar e gerar mau contato, o que faz com que a luz do painel acenda e apague de forma contínua. Basta substituir esse item para corrigir o problema.
Ademais, o conector pode estar solto, o que também ocasiona mau contato. Todavia, a luz ficará acesa direto, sem piscar. Ao identificar essa condição, é só encaixar a peça de modo correto novamente.
Superaquecimento do motor
Nos veículos antigos ou turbinados, é comum haver o superaquecimento do motor, o que pode ocorrer quando o motorista dirige em condições extremas de temperatura ou a peça é extremamente exigida. Em consequência disso, você poderá notar a luz de óleo piscando.
Acúmulo de borras
As borras são compostas por resíduos de óleo que se acumulam no motor. Com o passar do tempo, a quantidade acumulada pode interferir no funcionamento do sistema de lubrificação, o que causa variações na luz de óleo.
Isso se dá porque as borras tendem a obstruir os dutos, impedindo que o óleo seja injetado em nas peças móveis do motor, além comprometer a pressão do fluido. Nessa condição, em específico, a luz fica acesa ininterruptamente.
Óleo incorreto ou de má qualidade
O tipo de óleo colocado no motor do veículo pode influenciar diretamente na ativação do sinal luminoso. Se um fluido incorreto for utilizado, poderá sofrer um superaquecimento e ficar extremamente fino, característica que prejudica tanto a sua capacidade de lubrificação quanto de pressão.
O mecânico também deve se atentar a qualidade do óleo, já que um produto que não tenha boa viscosidade, não seja puro, nem conte com os aditivos indispensáveis para a lubrificação apropriada do motor, pode acarretar alterações na pressão e indicador do óleo.
Luz de óleo não acende
Se a queixa do cliente é de que a luz de óleo não está acendendo de jeito nenhum, o problema pode ter origem na parte elétrica do carro. Descubra quais eventos podem provocar esse resultado.
Lâmpada queimada
A causa mais óbvia e simples de detectar é a lâmpada queimada. Todas as luzes disponíveis no painel do automóvel estão sujeitas a queimar ou sofrer mau contato, impedindo que a luz seja acionada, mesmo quando há algum problema no motor. Para resolver, é só a substituir por uma nova.
Danos na fiação elétrica
Danos na fiação elétrica responsável por conectar o sensor de pressão de óleo ao painel do veículo comprometem a transmissão adequada do sinal. Com isso, a luz não será ativada, o que requer a identificação dos pontos de ruptura e troca da fiação.
Como você pôde perceber as alterações na luz de óleo podem denunciar diversos problemas que envolvem os componentes do motor ou o sistema elétrico do carro. Para diagnosticar a motivação da falha, é indicado começar avaliando o nível de óleo, caso essa possibilidade seja descartada, faça uma inspeção completa do conjunto de lubrificação, da pressão do fluido e integridade elétrica do circuito que abrange o sinal luminoso.
Também é importante questionar o cliente sobre qual é a variação apresentada pela luz, se ela está acesa direto, piscando ou não acende. Essa resposta fornece uma pista valiosa para identificar o defeito rapidamente.
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