Como fidelizar clientes e vender mais
O cliente fiel sempre volta para comprar. É a certeza de bons negócios para a empresa. Além disso, os especialistas em vendas garantem que fidelizar um cliente custa muito menos do que abrir outro novo. Por isso é tão importante formar uma carteira de clientes fidelizados. Quer saber como? Os Feras da Venda Nakata te contam. Aqui você aprende com quem está fazendo a diferença. Profissionais iguais a você.
Fidelização começa já no primeiro atendimento
O primeiro contato do cliente com o profissional de vendas pode ser a diferença entre uma conquista ou perda porque ele já traz uma série de expectativas quando procura o atendimento. O Igor, representante Fera na AutoNorte em Salvador, na Bahia, conta que este contato inicial é decisivo. “O cliente espera de um grande profissional de vendas credibilidade, garra e muita transparência. Quando você faz um trabalho bem transparente e passa segurança ao cliente você consegue mantê-lo por muito tempo, criando assim um vínculo de amizade também, não apenas profissional”.
Investir no relacionamento é fundamental para fidelizar
Os Feras da Venda sempre criam fortes vínculos com o cliente, reforçando um relacionamento que é fundamental para a fidelização. O Diego Luiz, Televendas da Real, na cidade de São Paulo, é craque nisso. “Eu mantenho um relacionamento com meus clientes muito próximo e mais como amigo. Fora do horário, no final da tarde, eu combino com o cliente e nós vamos até a loja, a um restaurante, ou a um bar, tomamos uma cervejinha, falamos de futebol. Conversamos bastante e nunca sobre assuntos relacionados ao trabalho. Isso acaba levando a conversa ao interesse do cliente, a nossos interesses, e em comum acordo conversamos sobre coisas que tiram ele daquele meio em que às vezes há o stress da loja, dos funcionários, é normal em um empresário de sucesso como são os clientes. Nós tiramos ele daquela turbulência e isso sempre me ajudou muito”.
Acompanhar todos os processos da venda faz parte da estratégia de fidelização
Se não há dúvida quanto à necessidade de trabalhar com dedicação e talento o relacionamento com o cliente, também é verdade que, no dia a dia, caprichar em todo o processo da venda – do atendimento à entrega e no pós-venda – gera satisfação e um cliente fiel. Quem conta é o Anselmo Braga, balconista da Bezerra Oliveira, de Fortaleza, no Ceará. “Para fidelizar um cliente nós temos que levar em consideração vários fatores. A venda em si tem diversas etapas: venda, acompanhamento, entrega do produto, os imprevistos. Então, para fidelizar um cliente nós temos que estar a par de todas essas etapas para que tudo dê certo. Se acontecer alguma coisa fora do comum a gente tem que comunicar sempre o cliente. Como ele está aguardando a mercadoria, precisamos estar com todas as informações atualizadas. Seguir todos os passos para que tudo dê certo e o cliente sempre esteja satisfeito. Uma boa estratégia que eu utilizo para fidelizar e abrir novos clientes é o atendimento. Me procuram várias pessoas que consultaram outras empresas e não conseguiram orçamento porque não foram bem atendidas. A gentileza pela prontidão em ajudar gera satisfação”.
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Anote as dicas dos Feras da Venda para fidelizar clientes
1 – O processo começa já no primeiro atendimento. Seja cordial, transparente, atencioso e justo.
2 – Invista no relacionamento. Crie vínculos e conheça melhor o cliente para entender as necessidades dele.
3 – Acompanhe todas as etapas da venda e cuide para que ela dê certo. Mantenha o cliente sempre informado e faça um bom pós-atendimento.
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