Aprenda a trocar o kit de relação da moto

A troca do kit de relação da moto ainda é um assunto que gera certa discussão entre motociclistas profissionais. Acostumados a rodar dezenas de quilômetros por dia, esse é um item de segurança da moto que sempre deve ser checado, limpo e lubrificado.
Por ficar exposta ao tempo, a corrente acumula terra e poeira, que juntamente com o óleo que a lubrifica acaba se tornando uma graxa abrasiva. Ou ainda, após rodar em um dia de chuva, a água literalmente lava a corrente e remove toda lubrificação. Assim, é altamente recomendado fazer uma manutenção preventiva semanalmente na corrente da moto, para prolongar a vida útil do kit corrente-coroa-pinhão.
No entanto, mesmo com todos os cuidados, chega um momento que é preciso fazer a substituição do kit, por motivo de segurança. Rodar com uma coroa ou pinhão com dentes desgastados ou a corrente muito frouxa pode significar uma queda desnecessária.
Em média, a vida útil dos componentes do kit é de 30.000 km. O atrito da corrente com a coroa e pinhão desgasta tanto os dentes da coroa e pinhão quanto os pinos centrais de cada gomo da corrente. Quanto mais desgastados, maior a folga da corrente, que pode ser regulada até certo ponto, por meio de esticadores. Ao atingir o limite máximo de regulagem, se a corrente apresentar folga superior a 25 mm, significa que chegou a hora de trocar o kit.
O processo de substituição do kit de transmissão não é complicado, pode ser feito em casa, desde que se observe alguns detalhes como posicionamento correto do pinhão, da corrente e do alinhamento da roda, e torques de aperto de cada parafuso.
Passo a passo
O primeiro passo é remover as capas protetoras do pinhão e da corrente, e limpar a região do pinhão, que normalmente está todo contaminado com graxa abrasiva. Logo neste início de serviço é recomendado afrouxar o torque dos parafusos da coroa e eixo da roda. Engatar a marcha ajuda a travar a roda para soltar o parafuso da coroa.
O próximo passo é soltar a corrente. Com um alicate, deve-se remover a trava dos elos e o elo de junção para partir a corrente. Dica: ao montar a corrente nova, é preciso ficar atento para o posicionamento da trava, que deve ficar sempre com o lado fechado no sentido de rotação da roda e o lado aberto no sentido contrário.
Já sem corrente, chegou a hora de soltar o pinhão, que fica preso no eixo com dois parafusos. Caso os parafusos estejam emperrados, a solução é utilizar um desengripante. A dica é já passar desengripante nos parafusos logo no começo do serviço, após remover a capa protetora e limpar a região do pinhão.
O pinhão é preso com uma trava de retenção, que deve ser analisada e avaliada. Caso esteja muito empenada e danificada, com as ranhuras desgastadas, o ideal é trocar a peça. Do contrário, pode ser reaproveitada.
Antes de instalar o novo pinhão, é recomendado realizar uma limpeza no local. A posição correta de instalação do pinhão comercializado pela Nakata é com o lado da inscrição Nakata para fora. Com o pinhão instalado, deve-se recolocar a trava de retenção e apertar os parafusos com o torque correto. Nas Honda GC 125 Fan, o torque nos parafusos é de 1,2 quilograma-força.
Coroa
O passo seguinte é a remoção e substituição da coroa. Antes é preciso soltar o varão do freio e remover o eixo traseiro para retirar a roda da moto. A coroa é presa por quatro porcas, basta soltá-las e retirar a coroa velha e instalar a nova.
Dica: apenas fixe a coroa na roda traseira e deixe para dar o aperto com o torque correto após a remontagem da roda no lugar. Na Honda CG 125 Fan, o torque é de 6 quilograma-força.
Na remontagem da roda traseira é preciso ficar atento à instalação correta dos esticadores da corrente e alinhamento da roda, para que a corrente trabalhe sem forçar a coroa e o pinhão.
O passo final é instalar a corrente. Antes porém é preciso ficar atento ao tamanho correto. Basta medir a corrente nova com a velha. Antes de travar o elo de ligação, certifique-se de que a trava está do lodo correto, com o lado fechado no sentido de rotação.
Antes de apertar o parafuso do eixo traseiro é preciso alinhar a roda e esticar corretamente a corrente, que não deve ficar nem muito esticada nem muito frouxa. Geralmente a folga da corrente é de aproximadamente 20 a 25 mm, porém é sempre recomendável verificar o manual do proprietário.
O torque de aperto do eixo traseiro na Honda CG 125 Fan é de 9 quilogramas-força.
Para finalizar, é preciso lubrificar a corrente nova e remontar os protetores de pinhão e corrente.
Dica: antes de finalizar o serviço, verifique a folga da corrente com o piloto montado na moto, pois o peso do piloto pode interferir na folga. Caso isso ocorra, basta fazer a adequação pelo ajuste fino da regulagem do esticador de corrente, no eixo traseiro.
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Por: Alexandre Akashi