Como vender amortecedor de cabine para seu cliente?
Essencial para garantir a segurança e conforto do motorista e dos passageiros de um automóvel, o amortecedor de cabine pode ter características diferentes, que vão desde tipo de amortecimento até capacidade de desempenho. Como vendedor de autopeças, é imprescindível que você domine tudo que envolve esse componente automotivo para vender mais e fidelizar seus clientes.
Oferecer informações relevantes e usar estratégias de venda eficientes ajudam a conquistar a confiança do proprietário do veículo e melhoram a receptividade ao produto. Quer saber como fazer isso na prática? Confira como vender amortecedor de cabine na loja de autopeças!
Qual é a importância dos amortecedores de cabine?
Os amortecedores de cabine, ou amortecedores de suspensão, são instalados nos veículos com o objetivo de absorver impactos e solavancos na estrada, tipicamente causados por irregularidades, como buracos.
Dessa forma, evitam excesso de balanço e oscilação na carroceria, proporcionando conforto e segurança para todos os ocupantes do automóvel. Para que isso seja possível, esses componentes ajudam a manter as rodas em contato com o solo, contribuindo para a tração adequada e estabilidade do carro na pista.
Quando o motorista tem mais controle sobre o veículo, pode responder com maior rapidez e agilidade e eventuais imprevistos na estrada, além de enfrentar menos fadiga, principalmente, em viagens longas, o que aumenta a sua concentração na direção.
Quais são as melhores estratégias para vender amortecedores de cabine?
No seu dia a dia em uma autopeças, podem surgir desafios na hora de vender amortecedores de cabine, como a falta de conscientização do cliente sobre a importância de substituí-los periodicamente. Acompanhe, a seguir, algumas estratégias de venda para driblar esse e outros obstáculos na oferta do produto.
Conheça tudo sobre amortecedores de cabine
Quanto mais você souber sobre amortecedor de cabine, mais eficazes poderão ser as suas vendas, já que isso inspira confiança aos clientes. Isso porque, você pode explicar com autoridade quais são as características, tipos e benefícios do produto, ajudando o consumidor a fazer a escolha mais adequada para o seu veículo.
Portanto, busque saber o máximo possível sobre amortecedores de suspensão. Para começar, você pode aproveitar os materiais educativos, como guias de produtos, manuais e vídeos instrucionais.
Também é recomendado fazer o treinamento oferecido pelos fabricantes de amortecedores voltado exclusivamente para vendedores, que o capacita desde sobre o funcionamento até sobre a manutenção desses componentes.
Identifique as necessidades do cliente
Identificar as necessidades do cliente é essencial para oferecer soluções personalizadas para o público consumidor, o que aumenta a sua satisfação e possibilidade de fidelização.
A melhor forma de fazer isso é ouvindo o cliente atentamente, a fim de compreender as suas preocupações quanto ao amortecedor de cabine. Após ouvi-lo, é necessário fazer perguntas relevantes e abertas, para obter informações adicionais sobre o seu caso.
Além disso, procure observar o contexto do consumidor, como o seu modelo de veículo, orçamento, demandas específicas e estilo de condução, o que colabora para que você faça recomendações mais precisas.
Se cliente tem um carro SUV e vive na área rural, dirigindo frequentemente em estradas não pavimentadas, você pode indicar a compra de amortecedores específicos para off-road, que são mais resistentes a impactos e mais eficientes para absorver choques, por exemplo.
Demonstre o valor do produto
Para que o consumidor se interesse por um produto, é imprescindível que perceba valor nele, ou seja, entenda como pode beneficiar o seu dia a dia. Por isso, explique, com clareza, a importância de utilizar amortecedores de qualidade no veículo, ressaltando questões como segurança, conforto e desempenho.
Uma boa dica para o sucesso dessa estratégia de venda é citar exemplos práticos de situações que já aconteceram com outros clientes, mostrando como o componente foi importante para preservar a segurança de um motorista ou tornou a viagem dele mais confortável em estradas com irregularidades.
Ofereça uma variedade de amortecedor de cabine
Há diferentes tipos de amortecedores de cabine, sendo que cada um é desenvolvido para condições específicas. Nesse sentido, é necessário oferecer uma variedade do produto para que o consumidor encontre aquele que se alinha melhor ao seu cotidiano.
O amortecedor convencional, por exemplo, pode ser indicado para veículos de passeio e utilitários. Já o amortecedor a gás, que possui gás pressurizado para melhorar a resposta e estabilidade da suspensão, é mais apropriado para modelos esportivos, que requerem um controle mais preciso.
Enquanto o amortecedor eletrônico adaptativo, alternativa com tecnologia avançada, que monitora continuamente as condições da estrada e ajusta automaticamente a rigidez da suspensão para se adequar a elas, é ideal para veículos de luxo, cujos donos priorizam personalização e conforto.
Mostre o produto em funcionamento
Que tal mostrar aos seus clientes como o amortecedor funciona e os seus benefícios? Você pode fazer isso por meio de vídeos explicativos, disponibilizados pelos fornecedores do produto.
Dessa maneira, o vendedor consegue ilustrar como o produto ajuda a proteger o condutor e preservar a integridade do carro em diferentes estradas.
Como aumentar as vendas?
A forma como você aborda o seu público na autopeças pode fazer toda a diferença para aumentar as suas vendas. Acompanhe, abaixo, nossas dicas para impulsionar vendas de amortecedores de suspensão.
Adote uma abordagem proativa
Ao perceber que um potencial cliente entrou na loja, não o deixe sozinho, adote uma abordagem proativa. Aproxime-se dele e inicie uma conversa amigável falando sobre a importância dos amortecedores, demonstrando interesse em ajudá-lo na escolha do componente.
Utilize técnicas de venda persuasivas
Técnicas de vendas persuasivas são aliadas para acelerar a decisões de compra do consumidor. Uma delas é a escassez, na qual você pode dizer que devido à grande procura pelo produto, a tendência é que ele se esgote rapidamente, o que incentiva o cliente a adquiri-lo quanto antes.
A prova social também é uma boa tática para atestar a qualidade da peça automotiva oferecida. Para tanto, basta compartilhar casos de sucesso relacionados a vendas anteriores.
Ofereça produtos complementares
Durante a sua conversa com o cliente, preste atenção nas queixas e preocupações que ele possa apresentar sobre o veículo, o que ajuda a criar oportunidades de upsell, que consiste em vender produtos complementares, como molas e buchas de suspensão.
Embora seja uma peça crucial para a sua segurança e conforto, nem sempre o consumidor tem conhecimento suficiente para comprar o amortecedor de cabine mais adequado para as suas demandas.
Cabe a você abastecê-lo com informações relevantes sobre esse componente, como tipos e marcas disponíveis no mercado, fator que permite a construção de uma relação de confiança, facilitando a decisão de compra. Com as nossas dicas de estratégias de venda, é possível atender às necessidades específicas do cliente, tornando-o fiel à autopeças.
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