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Vendedor  -  Práticas de venda

Brindes automotivos: como planejar e oferecer aos clientes?

Publicado por Nakata Automotiva em fevereiro 20, 2024 | Atualizado em fevereiro 20, 2024
Brindes automotivos
6 minutos para ler

“Espera aí, tem um brinde junto”. Qual é o cliente que não gosta de ouvir isso? Além da sensação de ser presenteado, ainda há aquela gostosa expectativa para descobrir o que é aquele item adicional. Nesse sentido, brindes automotivos fazem muito sucesso em lojas do setor.

Os brindes não precisam ser necessariamente produtos que as pessoas usam dentro dos seus carros, mas itens úteis que elas possam usar no dia a dia. É por isso que é muito importante buscar a personalização, para aumentar a visibilidade da sua loja.

Preparamos este post para falar da importância dos brindes, além de mostrar como planejar e oferecer aos clientes. Continue conosco!

Quais são os tipos de brindes automotivos de que os clientes mais gostam?

Uma dica é oferecer brindes que sejam realmente úteis. Até mesmo artigos de papelaria são uma boa opção, já que você pode oferecer agendas, canetas e outros brindes de mesa que ajudarão no dia a dia das pessoas. Além disso, para caprichar ainda mais e oferecer algo visualmente atrativo, você poderá estampar a marca da sua loja de autopeças neles.

Outro brinde muito útil é um calendário, principalmente para as vendas realizadas no final do ano. A cada vez que o cliente buscar uma data, ele lembrará da sua loja. Uma garrafa para ele se hidratar em meio ao trânsito também é uma alternativa interessante.

Quais são algumas ideias de brindes personalizados para clientes?

Além das ideias que já citamos no tópico anterior, que ressaltam que o melhor brinde é aquele que é realmente útil para o cliente, temos outras dicas interessantes de brindes automotivos personalizados:

  • kit de ferramentas para reparos simples que os próprios proprietários dos carros podem fazer;
  • almofadas para viagens e para os deslocamentos do dia a dia;
  • baterias power bank para celulares e dispositivos móveis;
  • porta-óculos;
  • kit de adaptadores USB;
  • suporte veicular para celular;
  • itens de papelaria, como agendas e canetas;
  • chaveiro, que ajudará o cliente a deixar as chaves do carro junto a outros itens importantes, como as chaves da casa;
  • xícaras e canecas personalizadas.

Outra dica é fazer parcerias com empresas que vendem sistemas de som para carros, por exemplo, para associar a conquista desse brinde a uma compra feita na loja.

Como dar brindes automotivos para clientes?

Pegando o gancho do tópico anterior, a primeira dica é oferecer brindes que tenham a logomarca da loja. Assim, os clientes promovem os seus produtos de forma natural. Do mesmo modo, você ainda mantém o seu negócio no radar dos clientes e das pessoas para as quais eles indicarem.

Imagine que um cliente tenha parado de comprar da sua loja, de modo que ele acabe se esquecendo dela. Contudo, um dia ele redescobre aquele brinde criativo que você ofereceu e pensa “Hmm, pensando bem, aquela loja era realmente boa”. Aí, ele volta a fazer negócios com você.

Por isso, o brinde não é apenas um mimo temporário. É algo que pode gerar uma relação duradoura com o consumidor. Agora, vamos conhecer algumas outras dicas para oferecer presentes inesquecíveis.

Conheça o seu público

Qual é o tipo de cliente que a sua loja atende? Embora a resposta óbvia seja “pessoas que têm carros”, dá para traçar alguns padrões para fazer com que os brindes agradem a um número maior de pessoas.

Para isso, é preciso descobrir alguns comportamentos que unem a sua clientela. Analise as redes sociais que elas mais usam, passeios que gostam de fazer, hobbies compartilhados. A partir daí, será possível pensar em algo que tenha uma aceitação maior.

Digamos que você dê uma olhada no seu histórico de vendas e descubra que grande parte dos clientes visita a sua loja para comprar peças antes de viajar. Que tal oferecer uma almofada personalizada ou uma lixeira para o carro, por exemplo? São dois itens que ajudam muito em jornadas mais longas.

Organize programas de fidelidade

Além de ganhar pontos para acumular e conseguir descontos, os brindes podem ser um mimo para tornar os programas de fidelidade mais interessantes para as pessoas se inscreverem.

Associe os brindes a produtos encalhados

Você tem algum produto que ainda não caiu na graça dos clientes? Então, que tal associá-lo a um dos brindes dessa loja? Desse modo, o cliente terá mais motivação para comprar aquela mercadoria — e você evita que os produtos sejam desperdiçados.

Outra boa ideia é associar os produtos encalhados a mercadorias que vendem bem. Aí, você pode colocar um brinde para presentear pessoas que fizeram uma compra maior.

Preste atenção às datas comemorativas

As pessoas sempre utilizam as datas comemorativas para buscar ofertas e condições melhores para comprar produtos. Que tal utilizar essa ocasião para distribuir alguns brindes? Desse modo, você aproveita aquela sensação de “ocasião especial” que caracteriza feriados e eventos como a Black Friday — e surpreende positivamente os consumidores.

Realize sorteios

Organize sorteios e avise aos clientes sobre esse processo. O mais interessante é que eles servem tanto para recompensar os consumidores que compram os seus produtos como para reunir dados relevantes e enriquecer o seu cadastro da clientela.

Desse modo, você constrói uma base de conhecimento sobre as pessoas com as quais faz negócio e ainda distribui brindes para cativá-los e surpreendê-los com acessórios úteis e criativos.

Faça enquetes

Às vezes, a melhor forma de entender o que os clientes querem é a mais direta possível: pergunte a eles! Organize enquetes nas redes sociais, com perguntas como “Se você pudesse ganhar um brinde da loja, o que iria querer?”.

Você pode oferecer algumas opções para eles votarem ou deixar a enquete mais aberta, para receber respostas e traçar um padrão em cima daquelas que se repetirem. Essa também é uma forma de fortalecer seu relacionamento com os consumidores e fazer com que eles se sintam ouvidos.

Como você viu no artigo, os brindes automotivos são uma excelente maneira de conquistar várias coisas ao mesmo tempo: visibilidade para o negócio, o fortalecimento da relação com o cliente e a possibilidade de fidelizar novos consumidores com uma ideia criativa. Conheça o seu público, entenda os seus hábitos e ofereça opções que sejam realmente úteis para eles.

Quer se tornar um vendedor ainda mais eficiente? Então, aproveite a visita e confira o nosso podcast no Spotify, o Feras da Venda Nakata!

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Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

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