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Arc Vector, a supermoto elétrica

Publicado por Nakata Automotiva em janeiro 19, 2024 | Atualizado em janeiro 19, 2024
Arc Vector, a supermoto elétrica
3 minutos para ler

Milão, Itália 2018. Esposizione Internazionale Delle Due Ruote (EICMA). O fabricante inglês Arc apresenta pela primeira vez ao mundo a Vector, projeto de supermoto elétrica mais avançado do mundo.

Cinco anos depois, após diversos percalços e atribulações, as primeiras unidades começam a ser entregues aos felizes proprietários que desembolsaram mais de US$ 120.000 nesta jóia sobre rodas que terá produção limitada a 399 unidades.

Tanto dinheiro e tanta espera valem a pena? Basta dar uma olhada no design da Vector. Projetada com uma filosofia de minimalismo, sofisticação e pureza de forma, trata-se de uma moto de alto desempenho, cujo estilo e sofisticação estão na vanguarda do design.

A ausência de quadro é exemplo desse pioneirismo. Para que serve um quadro? Fundamentalmente no design de uma moto, é para embalar o motor a combustão, algo que a Vector não tem. Assim, nasceu o monocoque Arc, de fibra de carbono, onde as baterias ficam alojadas, assim como o motor elétrico de corrente alternada e imã permanente e o inversor te tensão.

O motor produz 117 cv de potência com torque máximo de 827 Nm, um verdadeiro monstro para uma motocicleta de apenas 240 kg. Com isso, a Vector acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,1 segundos e atinge velocidade máxima de 200 km/h, com autonomia de 241 km. Para alimentar o motor, um banco de baterias de 399 V e 16,8 kWh, de carga rápida CCS Tipo 2, que possibilita carga total em 40 minutos.

Voltando ao design, a roda dianteira é fixada por um braço oscilante feito de fibra de carbono, um projeto arrojado realizado em conjunto com um ex-engenheiro-chefe da MotoPG. A grande diferença é a ausência do garfo com amortecedores. Ao invés disso, uma direção central, em uma arquitetura que separa a direção da suspensão.

A suspensão dianteira é baseada no centro do cubo da roda, pelo braço oscilante ligado diretamente a um único amortecedor Öhlins ILX56 Mono-Shock,que segundo a Arc oferece excelente controle de amortecimento e estabilidade, permitindo que os pilotos enfrentem estradas desafiadoras condições com confiança. O sistema de suspensão traseira também conta com fibra de carbono, braço oscilante e um mono-choque Öhlins TTX56.

As rodas BST Black Diamond 5 de alto desempenho são feitas de fibra de carbono, mais rígidas e leves. E, para frear, a Vector conta com freios Brembo Stylema 4-Piston Pinças monobloco com discos flutuantes de 320 mm na dianteira, enquanto o a traseira possui uma pinça Brembo de 2 pistões com disco de 240 mm.

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Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

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