Pneus ruins: dicas sobre a saúde da suspensão
Os pneus ruins de um carro revelam muito sobre a saúde da suspensão e do sistema de direção. A forma como se desgastam, indicam se tudo está em ordem ou não. São sinais claros de que molas, amortecedores ou alinhamento e balanceamento precisam ser realizados. Ou ainda um simples rodízio e calibração correta.
A má notícia é que, quando os pneus deixam isso claro, é sinônimo de que o motorista também terá de trocá-los, além, claro, de consertar o problema de origem. Portanto, fica o alerta: não descuide da manutenção preventiva do automóvel, pois o prejuízo pode (e será) maior no futuro.
Abaixo, listamos alguns sinais que os pneus dão que indicam a necessidade de troca de molas, amortecedores, rodízio, calibração e alinhamento e balanceamento.
Mancha careca em um único ponto do pneu: pode ser problema nos amortecedores e molas, que estão desgastados e a roda literalmente bate com mais força em um único ponto no solo, constantemente. É fácil de identificar pois o pneu fica careca mais rapidamente em uma pequena seção da banda de rodagem, como uma mancha.
Desgaste irregular: na maioria das vezes, a causa é a falta do rodízio dos pneus, que escamam e podem causar ruídos elevados, a ponto de confundir o motorista com problema de rolamento. A solução é realizar o rodízio dos pneus a cada 10.000km, sempre em conjunto com alinhamento e balanceamento.
Escamação dos pneus: tal como citado anteriormente, a falta de rodízio dos pneus pode causar escamação. Visualmente, é possível identificar a escamação pelo aspecto de dente de serra, um pouco pontiagudo. Pelo tato também é fácil identificar o problema, basta passar a mão pela banda de rodagem e sentir o serrilhado.
Desgaste central: ocorre quando os pneus estão com calibração acima do recomendado, o centro da banda de rodagem tende a se desgastar mais acentuadamente. Além disso, rodar com pneus muito cheios pode causar estouro, e também afetar o equilíbrio do veículo. Assim, atenção à calibragem.
Desgaste de um único lado: a falta de alinhamento é, geralmente, a grande causa desse tipo de problema. A suspensão mal alinhada faz com que o pneu fique torto e em contato desigual com o chão.
Desgaste nos ombros: pneus que rodam com calibração abaixo do recomendado tendem a se desgastar lateralmente, na região dos ombros, que unem a parte central à lateral do pneu. Outro motivo para este tipo de desgaste prematuro é o excesso de carga. Esse tipo de desgaste também é percebido em veículos de alta performance, que fazem curvas em velocidade muito alta.
Desgaste prematuro por velocidade: sim, rodar em alta velocidade por muito tempo ocasiona desgaste prematuro dos pneus. Todos os pneus são concebidos para uma determinada velocidade máxima. Ao dirigir em velocidade superior à especificada, ou próximo do limite, a durabilidade dos pneus tendem a ser reduzidas, consideravelmente.
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Texto por: Alexandre Akashi