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Vendedor  -  Peças e vendas agregadas

Descubra quais peças da moto priorizar durante a revisão

Publicado por Nakata Automotiva em setembro 21, 2022 | Atualizado em setembro 22, 2022
Pastilha de freio de moto
7 minutos para ler

A moto ideal não precisa ser uma daquelas mais caras do mundo. Um modelo que está sempre pronto para rodar, seja para passeio, seja para trabalho, já é mais que o suficiente. Contudo, para garantir as boas condições do veículo, é necessário garantir a manutenção, os reparos e as trocas periódicas de peças.

Como qualquer modelo tem diversos componentes trabalhando em conjunto para garantir a eficiência, um problema em qualquer uma das peças de moto pode ser uma tremenda dor de cabeça. Nesse sentido, o melhor a se fazer é sempre realizar uma revisão periódica.

Neste post, falaremos de cada uma das peças de moto que devem ser revistas, além de apontar características e a necessidade de cada vendedor de conscientizar seus clientes. Boa leitura!

Por que efetuar a revisão das peças de moto?

A revisão da moto é fundamental para rodar tranquilamente e com segurança. É preciso lembrar que muitos trabalhadores utilizam esses veículos para se locomover diariamente — e o uso diário causa desgaste e exige a troca periódica de certas peças.

A revisão garante que a moto esteja em boas condições para proporcionar tanto uma boa experiência para os pilotos como para afastar os riscos de acidentes causados por peças em mau estado. Com a manutenção em dia, a proteção é maior.

Qual é a periodicidade ideal para revisão de moto?

Para o motociclista, o ideal é seguir todos os prazos indicados pelo manual do proprietário e não negligenciar as indicações do fabricante.

Cada componente tem recomendações diferentes: Assim sendo o melhor caminho é seguir criteriosamente e recomendação do fabricante da moto.

Vendedores devem conscientizar os seus clientes em relação aos prazos de revisão, uma vez que problemas no sistema de frenagem e nas correntes, por exemplo, podem causar acidentes graves.

Quais são as peças de moto mais trocadas durante uma revisão?

Agora, mostraremos as peças que mais merecem atenção do piloto e do vendedor, uma vez que os profissionais poderão orientar seus clientes sobre a necessidade de troca ou manutenção.

Cabos dos freios, da embreagem e do acelerador

Esses itens merecem uma atenção especial, uma vez que são alguns dos mais utilizados em uma moto e são trocados frequentemente. Isso porque o uso diário as desgasta muito, o que compromete a lubrificação.

Com a perda de lubrificação, aparecem os desfiados e até mesmo sinais de ferrugem nesses componentes. Esses indícios demonstram que a troca deve ser realizada para que a moto continue funcionando bem.

Pastilhas dos freios

As pastilhas são os itens responsáveis por reduzir a velocidade da moto quando os freios são acionados. Desse modo, devem ser verificados constantemente para que a frenagem continue funcionando e para que o sistema de disco se mantenha em boas condições.

O sinal mais claro que de que as pastilhas de freio precisam ser trocadas é o ruído metálico que começa a surgir sempre que os freios são acionados, porém quando chegamos nesse ponto é sinal que não existe mais material de atrito e o contato é ferro com ferro. A revisão periódica evita que o desgaste chegue a esse nível.

Velas de ignição

Não consegue nem ligar a moto? Então, é bem provável que a sua vela de ignição precisa ser substituída. Essa peça é responsável pela produção da faísca que inflama a mistura ar combustível dentro da câmara de combustão e manterá o motor em plena operação. Assim, quando há algum problema, o motor pode apresentar falha ou dificuldade na partida. Contudo, é preciso ter atenção aos diferentes modelos.

Em motos com injeção eletrônica, as velas de ignição costumam demorar um pouco mais para apresentar problemas. Já nas motocicletas carburadas, o melhor a se fazer é levá-la ao mecânico com mais frequência.

Embreagem

A embreagem de uma motocicleta é constituída por discos de ficção, responsáveis pela transmissão de força de rotação do motor diretamente para a roda. Com o desgaste natural causado pelo tempo e pela utilização contínua da embreagem, ocorre o desgaste e até a quebra das peças.

kit de tração

Essas são as peças de moto responsáveis pela transmissão do movimento da motocicleta, da caixa de câmbio até a roda traseira. Com o uso regular do veículo, não é só a lubrificação que começa a perder força, mas também ocorre uma folga na corrente, coroa e pinhão.

Caso essa folga não seja ajustada, corre-se o risco até de uma soltura das correntes da moto — e o pior, em pleno movimento. Por isso, a negligência em relação à peça não é perigosa apenas para o piloto, mas também para os outros veículos, uma vez que pode causar um acidente generalizado. Dependendo do desgaste será necessário a substituição do kit de tração.

Bateria

Em geral, uma bateria dura 3 ou 4 anos, isso se estivermos falando de um modelo novo. Aqueles que adquiriram uma moto usada, e nunca realizaram essa checagem, devem prestar atenção aos indícios de que a sua vida útil está no fim.

As baterias não costumam parar de funcionar do nada, mas emitem alguns sinais. Um exemplo é quando a partida gira o motor lentamente.

Quando isso  ocorre, é hora de trocar procurar um especialista para uma avaliação do sistema elétrico e diagnosticar se o problema é mesmo da bateria.

Pneus

Os pneus costumam durar um pouco mais que as outras peças citadas aqui, mas não são insubstituíveis. Com o atrito contínuo com o asfalto, mesmo os melhores modelos começam a se desgastar. Em casos mais extremos, o piloto pode perder o controle sobre a moto.

Uma vantagem dos pneus é que basta uma olhada para checar o seu estado geral. Mas, em caso de dúvida, basta visualizar o indicador de desgaste presente na própria borracha. Nas motos, esse indicador costuma ficar nas laterais e aponta a altura mínima do pneu para uma utilização segura.

Amortecedor(es)

O amortecedor é responsável pela estabilidade e conforto da motocicleta, rodar com essa peça desgastada vai comprometer a dirigibilidade e a segurança do veículo.

A revisão periódica efetuada por profissionais habilitados pode diagnosticar com certa facilidade a necessidade de troca do amortecedor (es)

Como orientar o cliente sobre as peças da revisão da moto?

Cabe aos vendedores orientar os clientes sobre a substituição de peças sensíveis e conhecer as diferentes opções de mercado para ajudar os clientes de acordo com as suas necessidades e os seus modelos de moto.

Para garantir a segurança, a boa condução e aumentar a vida útil dos componentes, nada como fazer uma revisão periódica das peças de moto para saber quando é necessário trocar algo. Os vendedores têm um papel muito importante nisso, uma vez que eles indicarão as melhores opções para seus clientes.

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Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

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