Ir para o conteúdo
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
  • Dono do carro
    • Revisão
    • Segurança
    • Componentes e Peças
    • Carros e Motos
    • E-book
  • Mecânico
    • Manutenção
    • Carreira
    • Tecnologia
    • Peças
    • E-book
  • Vendedor
    • Crescimento profissional
    • Peças e vendas agregadas
    • Práticas de venda
    • E-book
  • E-books
    • Dono do carro
    • Mecânico
    • Vendedor
  • Site
  • EAD
  • Compre Nakata
  • Newsletter
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
Mecânico  -  Tecnologia

Turbocompressor elétrico, a nova geração

Publicado por Nakata Automotiva em dezembro 20, 2021 | Atualizado em dezembro 20, 2021
Turbocompressor elétrico, a nova geração
4 minutos para ler

No processo de downsizing de motores, o uso do turbocompressor é ferramenta chave para o sucesso. Veículos que antes eram equipados com motores V8, V6 ou até mesmo 4-cilindros de 2.0 litros, agora possuem propulsores menores, porém com mais torque e potência graças ao turbo.

Exemplos não faltam. O Jeep Compass é um deles. O modelo 2022 aposentou o motor Tigershark 2.0l flex de 166 cv de potência e torque máximo de 20,5 kgfm (etanol) e, no lugar, foi adotado o novo motor GSE 1.3l turbo flex de 185 cv de potência e torque máximo de 27,5 kgfm (etanol). Além de ganhar torque e potência, o novo motor deixou o carro até 18% mais econômico, de acordo com dados da montadora.

O downsizing tem sido adotado por um único motivo: reduzir emissões de gases poluentes e de efeito estufa (CO2). E, por este mesmo motivo, as montadoras têm investido largas quantias de dinheiro em combustíveis alternativos, como a eletricidade. Consequencia disso é a ampla oferta de veículos híbridos e elétricos que começam a ser lançados no mercado mundial, inclusive no Brasil.

O carro elétrico não terá turbo. Mas os híbridos sim. E são neles que o turbocompressor elétrico, ou e-turbo, fará diferença.

Funcionamento

O e-turbo nada mais é do que a adoção de um motor elétrico de altíssima rotação no coletor de admissão, junto ou à parte do turbo convencional, para fornecer ao motor à combustão mais oxigênio para queimar o combustível líquido (gasolina, etanol, diesel).

A ideia é que o e-turbo seja alimentado por eletricidade e comece a funcional no instante que o pedal do acelerador é acionado, para encher rapidamente o coletor de admissão. O turbo convencional necessita de gases de escape para funcionar, assim, com o veículo parado, em ponto-morto, o volume de ar é insuficiente para o desempenho 100% do sistema. Este é o chamado turbo-leg.

Manutenção de motos

O turbo-leg é aquela demora de segundos para o carro responder após pisar no pedal do acelerador, ou em trocas de marchas em rotações mais altas. O e-turbo resolve essa questão.

Futuro

Nos carros com motor à combustão interna o e-turbo é uma solução tanto para o prazer de dirigir quanto para economia de combustível e, consequentemente redução de emissões. Mas, a engenheira automotiva pensou um pouco mais longe, e agora o e-turbo passa a ser considerado uma solução a mais na recuperação de energia para veículos híbridos.

O conceito é bastante simples. Como já foi dito, o e-turbo usa um motor elétrico para funcionar. Ocorre que todo motor é também um gerador de energia. Para tanto, basta inverter a polaridade do motor. A força-motriz para girar a hélice vem do excesso de gases de escape do sistema de exaustão. O reaproveitamento da energia é eficaz para alimentação auxiliar ou para carregar a bateria e, com isso é possível o uso de baterias menores.

Veículos híbridos regeneram energia nas desacelerações pois o motor elétrico se transforma em gerador graças ao inversor. O e-turbo utiliza o mesmo conceito. Fabricantes de turbos como BorgWarner e Garret já trabalham nessa tecnologia e já anunciaram parcerias com montadoras.

A Garret fornecerá e-turbos para Mercedes-AMG, já a BorgWarner fechou contrato com uma grande montadora europeia para fornecer turbocompressores com assistência elétrica para um veículo híbrido de alta tensão (400V).

Segundo a BorgWarner, o e-turbo é especialmente adequado para os conceitos de motor de ciclo Miller, oferece uma resposta de impulso transiente 200% mais rápida, aliada a uma redução de 50% no tempo de torque.

E ai, curtiu conhecer mais sobre o Turbocompressor elétrico? Então faça o seu cadastro no blog e não deixe de visitar a Nakata no Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e Spotify. Você ficará por dentro de várias novidades do universo automotivo, receberá materiais interessantes sobre manutenção preventiva e rodará sempre tranquilo!

Você também pode gostar
assentamento de pastilha

Assentamento de pastilha de freio: quais os cuidados necessários?

Publicado por Nakata Automotiva em abril 10, 2025 | Atualizado em abril 7, 2025
Está em busca de produtos de qualidade para usar na sua oficina mecânica? Conheça os diferenciais dos produtos Nakata!

Produtos Nakata são bons? Confira os diferenciais

Publicado por Nakata Automotiva em janeiro 27, 2025 | Atualizado em dezembro 20, 2024
montagem e regulagem do eixo diferencial

Saiba mais sobre montagem e regulagem do eixo diferencial

Publicado por Nakata Automotiva em janeiro 22, 2025 | Atualizado em dezembro 20, 2024
EAD Direção

CTA - Controle de estoque em loja de autopeças-01

CTA - Aprenda como usar gatilhos mentais na venda de autopeças-01

CTA - Tudo que você precisa saber sobre tipos de pastilha de freio-01

CTA - Conheça as principais ferramentas e equipamentos para oficina mecânica-01

CTA - Manual da revisão do carro-01

CTA - melhores técnicas de persuasão em vendas-01

CTA - Comunicação em vendas 9 habilidades fundamentais para vendedores-01

CTA - O guia da venda de autopeças por telefone-01

CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-01

Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Categorias

  • Carreira
  • Carros
  • Componentes e Peças
  • Crescimento profissional
  • Dono da Moto
  • Dono do carro
  • Manutenção
  • Mecânico
  • Peças
  • Peças e vendas agregadas
  • Práticas de venda
  • Revisão
  • Segurança
  • Sem Categoria
  • Tecnologia
  • Vendedor

Entre em contato

  • Av. Pres Médice, 939 – Parque Industrial Mazzei, Osasco – SP, 06268-000

  • (11) 3602-8000

  • Compre Nakata

     

Site criado por Stage.