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Vendedor  -  Práticas de venda

Educação: A base do bom atendimento

Publicado por Nakata Automotiva em novembro 11, 2021 | Atualizado em novembro 11, 2021
EDUCAÇÃO: A BASE DO BOM ATENDIMENTO
4 minutos para ler

Toda venda começa por um bom atendimento. E a base de tudo é a educação. Educação não significa necessariamente ter frequentado os melhores cursos e estabelecimentos, mas sim praticar os melhores valores pessoais, éticos e morais no contato com os clientes.

Relação saudável com o cliente nasce a partir da educação

Ninguém admite ser desrespeitado ao realizar uma compra. Tratar o cliente com educação é o primeiro passo para estabelecer uma relação saudável e de sucesso para ambas as partes, como conta Gilliard Alves Henrique, televendas na Real do Rio de Janeiro. “Pra mim, o comportamento educado da venda parte dos dois lados, tanto do cliente, quanto do meu. Mas eu tomo a primeira iniciativa. De educação, de bom comportamento para que eu deixe o cliente à vontade para que ele também me trate da mesma maneira possível. Eu acho que a educação vem dos dois lado é pra mim é primordial a gente começar com esse tratamento”.

Cuidados com a linguagem fazem parte do atendimento pautado pela educação

O Gilliard acrescenta que o cuidado com a linguagem também faz parte dessa abordagem pautada pela educação e a simpatia.

“Olha, pra fechar uma boa venda a gente precisa falar bem o Português. A gente não precisa ser expert, mas o cliente se sente muito mais seguro sendo tratado por uma pessoa que tenha educação. Que faz parte do nosso dia a dia. Então, saber falar é bem importante sim na venda”.

Trate com muita educação os clientes mais difíceis

Apesar de todos os cuidado, eventualmente os Feras da Venda se deparam com clientes difíceis e menos amistosos. Nesse caso, conduzir o processo com educação se torna ainda mais determinante para realizar o negócio. O Rogério da Silveira Zeferino, representante da Scherer em Criciúma, Santa Catarina, explica.

“É… o cliente difícil tem as suas particularidades: um pouco mais reservado, de poucas palavras, mais direto, gosta de novidades que chamem a sua atenção, como novidades na linha de produtos, preço diferenciado. Devemos sempre procurar entender melhor o dia a dia desse cliente. O que ele gosta de fazer, quais são as suas atividades no final de semana com a família, enfim, para que, se ao longo do tempo a gente conseguir perceber essas questões, conseguir melhorar o relacionamento com ele, ao longo do tempo com certeza ele vai estar mais flexível e vai acabar cedendo um pouco mais o seu tempo para o vendedor.”

Clientes exigentes e informados exigem ainda mais atenção dos vendedores

A partir da publicação do Código de Defesa do Consumidor e, mais tarde, com o amplo acesso à internet e as informações que estão no mundo digital, os consumidores se tornaram cada vez mais exigentes e conhecedores de seus direitos. Com isso, a educação se tornou a base do bom atendimento.

Edvaldo Abílio dos Santos Junior balconista na Big Car, de Recife, Pernambuco, resume o perfil dos clientes nos dias atuais.

“O cliente de hoje está muito atento se ele está sendo bem assistido, se está sendo lesado ou não; muito desconfiado. A gente precisa dar o máximo de atenção e de credibilidade para ele para que ele fique convicto de que o que ele está fazendo é a melhor coisa para o carro dele, para a ação que ele está precisando que seja feita. O comportamento educado durante uma venda é atender o cliente da melhor maneira possível, sem exagero, sem muita brincadeira, mas que também não tenha tanta formalidade, que deixe o cliente numa situação que ele possa ficar confortável e se sinta bem nesse período dessa aquisição, dessa venda”.

Feras da venda mostram a receita para atender com cada vez mais educação

Para fechar cada vez mais negócios e estabelecer uma relação cordial e produtiva com os clientes é só seguir as dicas dos Feras da Venda Nakata.

1 – Lembre-se que educação não é só o que se aprende na escola. São os valores éticos e morais que os profissionais empregam em seu dia a dia no trabalho e nas relações sociais.

2 – Mantenha sempre um dialogo equilibrado, sem formalidade excessiva, mas também sem o abuso, por exemplo, de gírias. O cliente deve se sentir acima de tudo confortável e tratado com respeito. O bom senso precisa prevalecer nas relações comerciais.

3 – Educação, simpatia e zelo no atendimento não livram os vendedores dos clientes difíceis. Quando eles aparecem, é hora de redobrar os cuidados com a cordialidade, a paciência e a disponibilidade para ouvir, compreender e anteder as necessidades destes consumidores.

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Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

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