Feras da venda aproveitam benefícios dos catálogos digitais

Os catálogos digitais de autopeças começaram a ser introduzidos no mercado na década de 90 do século passado. Apesar do processo de digitalização cada vez mais acelerado no aftermarket automotivo, alguns profissionais ainda têm certa resistência a eles.
CATÁLOGOS DIGITAIS OFERECEM INFORMAÇÕES VALIOSAS PARA O VENDEDOR
Sempre sintonizados com as inovações, os Feras da Venda desde cedo aprenderam os benefícios do catálogo digital. É o caso do Poliano Silva, televendas da Padre Cicero, de Fortaleza, no Ceará. “Uso catálogo digital desde 2007. A minha principal dificuldade foi conhecer. Eu resisti um pouco para conhecer os catálogos digitais. Depois disso foi bem tranquilo”. E o que o catálogo digital oferece que o físico não tem? “Resposta rápida, tem foto, tem número original, tem código de barra, tem peso e muitas informações pra poder ajudar ainda mais. Já no físico eu não encontro tantas informações assim”.
CATÁLOGOS DIGITAIS SUBSTITUIRÃO AS VERSÕES IMPRESSAS EM POUCO TEMPO
Se você ainda não está totalmente adaptado ao catálogo digital, é bom correr. A substituição do papel é um caminho sem volta e num futuro não muito distante todos os catálogos serão eletrônicos.
É o que pensa o Abner, balconista da Autopeças Duarte, de São Paulo.
“O catálogo digital substituirá, sim, 100% do catálogo físico. Hoje em dia tudo o que falamos é voltado para a tecnologia. Cada dia que passa os carros estão sendo lançados mais rápido e tendo mudanças constantes das peças. Então, acredito eu que o catálogo físico entrará em extinção. O catálogo físico não conseguirá acompanhar o catálogo digital e isso também envolve a questão de sustentabilidade, é uma palavra forte e que as empresas vêm aplicando muito, pensando no meio ambiente. Por que eu vou fazer a impressão de um catálogo com 200 folhas se eu posso ter tudo num arquivo e disponibilizar do mesmo jeito para todos que precisam?”
PROFISSIONAIS USAM OS CATÁLOGOS DIGITAIS PARA IMPULSIONAR BONS NEGÓCIOS
Já sabemos que o catálogo digital traz agilidade ao atendimento, informações mais detalhadas dos produtos e contribui até para a preservação do meio ambiente. Mas será que ele funciona também como uma ferramenta para fazer as vendas crescerem? Quem responde é a Danielle Gomes, representante comercial na Bezerra Oliveira de Parnamirim, no Rio Grande do Norte.
“Acredito sim. A praticidade na informação, a precisão da informação, você passa confiança para o cliente; quando ele está questionando sobre o lançamento de uma peça nova e você dá aquela informação correta você passa confiança, e com isso consegue não só puxar esse pedido, como outros. Hoje em dia todo mundo quer tudo para a mesma hora, quer agilidade no processo. Então o catálogo contribui muito para esse processo de finalização da venda, e venda sadia, uma venda correta”.
VEJA COMO UTILIZAR MELHOR OS RECURSOS DOS CATÁLOGOS DIGITAIS NO SEU DIA A DIA
E você, já está totalmente acostumado aos catálogos digitais e utilizando ao máximo os recursos dessas ferramentas. Fique atento às dicas dos Feras da Venda:
1 – Não tenha resistência nem receio de usar o catálogo digital cada vez mais. Embora alguns ainda defendam a convivência dos dois formatos, a maioria dos profissionais não vê mais essa necessidade. Portanto, não perca tempo, o catálogo em papel é uma espécie em extinção. E lembre-se: não é o catálogo digital que vende. É você!
2 – Aproveite ao máximo as informações mais completas dos catálogos digitais. Dados técnicos, de aplicação, códigos e imagens dos produtos. Se aprofunde nos lançamentos que os fabricantes disponibilizam. Os catálogos eletrônicos também representam conhecimento e atualização para os profissionais.
3 – Graças à tecnologia, a atualização dos catálogos ocorre praticamente em tempo real. Acompanhe os sites dos fornecedores e verifique as novas versões que podem ser baixadas para o seu computador. Utilize mais este benefício da tecnologia a seu favor.