Ir para o conteúdo
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
  • Dono do carro
    • Revisão
    • Segurança
    • Componentes e Peças
    • Carros e Motos
    • E-book
  • Mecânico
    • Manutenção
    • Carreira
    • Tecnologia
    • Peças
    • E-book
  • Vendedor
    • Crescimento profissional
    • Peças e vendas agregadas
    • Práticas de venda
    • E-book
  • E-books
    • Dono do carro
    • Mecânico
    • Vendedor
  • Site
  • EAD
  • Compre Nakata
  • Newsletter
Blog da Nakata: Dicas, Manutenção e Tecnologia para o Mundo Automotivo
Dono do carro  -  Componentes e Peças

Óleo sintético, semissintético ou mineral: quais são as diferenças?

Publicado por Nakata Automotiva em fevereiro 26, 2021 | Atualizado em fevereiro 26, 2021
Óleo sintético, semissintético ou mineral: quais são as diferenças?
4 minutos para ler

Entre os muitos pontos que merecem a atenção do dono de um veículo na hora da manutenção, o óleo tem uma função de destaque. Afinal, é o responsável por garantir o correto funcionamento dos principais sistemas mecânicos que dependem de lubrificação, como é o caso do motor e da transmissão.

Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, existem diversos tipos de óleos no mercado, cada um com as suas vantagens, desvantagens, preços e aplicações recomendadas. Nesse sentido, por exemplo, os mais utilizados no Brasil são os minerais, depois os semissintéticos e, por último, os sintéticos.

Quer entender melhor as diferenças entre esses produtos e saber como fazer a melhor escolha para o seu carro ou comercial leve? Continue a leitura e confira uma série de dicas importantes. Com a lubrificação correta, você vai rodar sempre tranquilo, ficar longe das quebras e economizar na oficina!

Qual é a função do óleo?

Seu papel principal é garantir a adequada lubrificação de vários componentes do veículo, como as peças internas do motor e as engrenagens do câmbio. Ao atuar na redução do atrito entre as partes móveis, também proporciona um desempenho elevado e evita o desgaste prematuro dos conjuntos.

Outro trabalho importante que o lubrificante realiza é auxiliar na dissipação do calor gerado durante o funcionamento. É por isso que, quando o sistema tem algum problema, os componentes podem até derreter, causando um grande prejuízo. O caso mais comum é o famoso “motor fundido”.

Além disso, o óleo ainda tem a função de inibir o aparecimento de corrosão nas peças e promover uma limpeza interna, graças ao uso de aditivos detergentes. Mas você precisa ficar muito atento com um problema: o uso de combustíveis “batizados” altera essas propriedades e deixa o motor sem proteção.

O que é óleo mineral?

Como o próprio nome indica, é aquele derivado de uma fonte mineral, ou seja, feito basicamente de petróleo, apesar de receber alguns aditivos para melhorar o seu desempenho. É ideal para os carros antigos, que foram projetados para essa tecnologia. Em alguns casos, pode ser usado em motores modernos.

O que é óleo sintético?

É aquele “sintetizado”, produzido de uma forma artificial, a partir de processos químicos avançados e fórmulas com vários elementos. Uma grande vantagem desse tipo de lubrificante é a possibilidade de ser adaptado para suportar os usos mais extremos ou cumprir as exigências especiais de cada montadora.

O que é óleo semissintético?

Usado em muitos veículos atuais, principalmente os compactos, é uma solução intermediária que garante uma boa proteção do motor, trocas mais espaçadas e um custo acessível de manutenção. Se o dono do carro preferir, consegue encontrar facilmente uma especificação totalmente sintética compatível.

Quais são as diferenças?

Como você percebeu, os lubrificantes evoluíram muito nas últimas décadas e cada tecnologia oferece as suas vantagens por um determinado preço. Os óleos sintéticos são os mais avançados e caros. Os minerais são baratos, mas não duram tanto. Já os semissintéticos tentam unir esses dois extremos.

Por que seguir o manual?

Sempre trabalhando em condições extremas de calor e pressão, além de receber impurezas internas e externas, o lubrificante acaba se degradando com o passar do tempo e a quilometragem. Por isso que é muito importante fazer as trocas nos prazos indicados e substituir os filtros do sistema.

O ideal é usar apenas as especificações recomendadas pela montadora. Se escolher um óleo inferior, um dia a conta da oficina chegará bem pesada! Mas, ao contrário, se utilizar um sintético de última geração no motor de um “popular”, é bem provável que estará apenas desperdiçando dinheiro.

Um último cuidado, caso um dia você decida usar um lubrificante sintético no lugar de um semissintético ou mineral, é escolher uma especificação bem semelhante e fazer uma limpeza completa, inclusive desmontando o cárter, a bomba de óleo e a tampa de válvulas. Se misturar, ficará pior do que antes.

Gostou da nossa dica? Então faça o seu cadastro no blog e não deixe de visitar a Nakata no Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e Spotify. Até a próxima!

Você também pode gostar
Como identificar e resolver problema na caixa de direção?

Como identificar e resolver problema na caixa de direção?

Publicado por Nakata Automotiva em maio 14, 2025 | Atualizado em maio 14, 2025
Qual a validade da gasolina? Confira suas características

Qual a validade da gasolina? Confira suas características

Publicado por Nakata Automotiva em abril 29, 2025 | Atualizado em abril 29, 2025
embreagem

Desgaste da embreagem: quais os sinais e como evitar

Publicado por Nakata Automotiva em abril 8, 2025 | Atualizado em abril 7, 2025
EAD Direção

CTA - Controle de estoque em loja de autopeças-01

CTA - Aprenda como usar gatilhos mentais na venda de autopeças-01

CTA - Tudo que você precisa saber sobre tipos de pastilha de freio-01

CTA - Conheça as principais ferramentas e equipamentos para oficina mecânica-01

CTA - Manual da revisão do carro-01

CTA - melhores técnicas de persuasão em vendas-01

CTA - Comunicação em vendas 9 habilidades fundamentais para vendedores-01

CTA - O guia da venda de autopeças por telefone-01

CTA - Guia para fazer negociações de sucesso-01

Sobre a Empresa

Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Categorias

  • Carreira
  • Carros
  • Componentes e Peças
  • Crescimento profissional
  • Dono da Moto
  • Dono do carro
  • Manutenção
  • Mecânico
  • Peças
  • Peças e vendas agregadas
  • Práticas de venda
  • Revisão
  • Segurança
  • Sem Categoria
  • Tecnologia
  • Vendedor

Entre em contato

  • Av. Pres Médice, 939 – Parque Industrial Mazzei, Osasco – SP, 06268-000

  • (11) 3602-8000

  • Compre Nakata

     

Site criado por Stage.