Ações que ajudam a economizar combustível
O maior custo operacional de um veículo que roda diariamente é, certamente, com combustível. Um veículo que percorre 1000 km por mês em média, com consumo médio de 10km/l necessita de 100 litros de combustível todos os meses, o que representa no mínimo R$ 360, se for a etanol. Na gasolina, o valor sobe para pelo menos R$ 530, e se for diesel, R$ 700.
Bom, um carro flex quando abastecido só com etanol que apresente consumo médio de 10km/l é excelente. Na gasolina está dentro de um padrão aceitável, assim como no diesel, uma vez que veículos movidos com este combustível no Brasil geralmente são maiores e mais pesados, e na maioria das vezes são utilizados para transportar carga.
À parte dos números fictícios apresentados acima, todos os carros zero km comercializados hoje no Brasil fazem parte do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, que informa o consumo médio de cada modelo. Trata-se de um valor de referência, para ranquear os carros mais econômicos e, consequentemente, menos poluentes. Este é um bom parâmetro para saber se o seu veículo gasta mais ou menos do que deveria ao rodar na cidade ou na estrada.
Não se trata, no entanto, de uma regra. É um valor de referência, calculado em laboratório, com combustível padrão e sob ambiente controlado. Em alguns casos, o consumo chega a ser absurdamente impossível de se atingir em condições normais de uso. Em outros, facilmente superado. Assim, a melhor forma de obter o consumo médio do veículo é por meio de medições diárias ou semanais.
Parte importante para se obter um consumo médio ideal é abastecer sempre na mesma bomba de um único posto de combustível. Assim evita-se discrepâncias por diferença de qualidade do combustível, presumindo-se que o posto faz controle de qualidade. E sempre que abastecer, anotar a quilometragem rodada, a quantidade de combustível abastecido e o valor pago.
Ações para reduzir o consumo
Com a informação do consumo médio anotado, deve-se iniciar as ações. A primeira delas é em relação ao veículo. Manter filtros de ar e combustível em dia é a primeira. Filtros têm vida útil, e devem ser trocados de acordo com o manual do proprietário do veículo, geralmente uma vez por ano.
Um filtro de ar saturado impede a passagem do ar para dentro do motor, o que causa queima menos eficiente do combustível. O carro perde potência e desempenho, aumentando o consumo.
O mesmo ocorre com o filtro de combustível, que ao saturar, força a bomba que pode não dar conta de pressurizar a linha de combustível com a pressão ideal, prejudicando a injeção. O carro perde potência e desempenho.
Manter pneus calibrados corretamente também é parte importante para se obter o melhor consumo de combustível. Um pneu murcho, com menos pressão do que o ideal, aumenta o consumo pois o atrito com o solo aumenta. Assim, o ideal é calibrar os pneus do carro semanalmente, de preferência com eles frios, logo que se inicia a viagem. Após rodar diversos quilômetros, os pneus aquecem e o ar dentro deles se expande, podendo ocorrer erro de calibração.
Outros itens que devem ser checados anualmente e substituídos de acordo com o manual do proprietário são as velas e os cabos de ignição, assim como as bobinas. Esses componentes quando no final da vida útil reduzem a capacidade de detonação do combustível, o que eleva o consumo.
Durante a condução de veículo, o motorista também pode ajudar a manter o consumo de combustível baixo, evitando aceleradas e frenagens bruscas. Arrancar com pressa de semáforos nunca é boa ideia, assim como andar colado no veículo da frente.
Nos veículos modernos, com injeção eletrônica de combustível, descer ladeiras deve ser feito com a marcha engatada, pois nessa condição o sistema de injeção interrompe o fornecimento de combustível para o motor. Se descer em ponto morto, a alimentação continua, para manter o motor ligado.
O uso do ar-condicionado deve ser evitado para economizar combustível. Isso porque ao ligar componente, o sistema exige mais do motor, fazendo com que ele consuma mais combustível. Obviamente, em dias muitos quentes, o conforto deve ser priorizado.
Carros com transmissão manual não devem ser dirigidos com o pé esquerdo apoiado no pedal da embreagem. Além de provocar desgaste prematuro na embreagem, essa ação pode aumentar o consumo de combustível.
Por fim, utilize sempre combustível de qualidade. Na dúvida, antes de abastecer, exija o teste de qualidade ao frentista. Ele é obrigado por lei a realizar o teste na frente do consumidor. Se o resultado for abaixo do determinado em norma, ou se ele se recusar, procure outro local para abastecer.
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