Cuidados importantes na manutenção da direção elétrica

A eletricidade conquistou definitivamente a frota de veículos. Esse tipo de sistema chegou no Brasil, em 1967 por meio do clássico Ford Galaxie. Nesse sentido, não é exagero dizer que ele já se tornou uma tradição por aqui. Contudo, é preciso ter alguns cuidados em relação à manutenção da direção elétrica.
Neste post, falaremos mais sobre a composição técnica desse sistema. Além disso, mostraremos os cuidados básicos e especializados que todo mecânico precisa dominar se quiser se destacar em termos de reparos na direção elétrica. Confira!
Como funciona a direção elétrica e sua importância
Em primeiro lugar, vamos falar um pouquinho de outro sistema de direção veicular: o hidráulico. Ele utiliza uma bomba para pressurizar o fluido e reduzir o esforço necessário para esterçar o carro. Por sua vez, essa bomba é conduzida por uma correia conectada ao motor — o que acaba tirando certa potência dele.
Entra em cena a eletricidade. A direção elétrica é, basicamente, um motor que tem a capacidade de aliviar o esforço de esterçamento por conta própria. Uma das suas vantagens é o seu tamanho compacto, o que faz com que sobre mais espaço para outros equipamentos.
Como a direção elétrica não trabalha com um fluido hidráulico, não é necessário se preocupar com possíveis vazamentos ou trocas de óleo desse sistema. Há outras diferenças marcantes entre os modelos elétrico e hidráulico.
Atualmente, quase todos os carros 0km vêm equipados com uma direção com assistência elétrica.
Como garantir seu bom funcionamento e segurança
Alguns problemas comuns da manutenção são a complexidade do sistema e a fragilidade dos componentes eletroeletrônicos.
O mecânico também precisa ficar muito atento com a conexão que existe, em diversos modelos, da direção com os sistemas de segurança e conforto, como o controle de estabilidade, compensação de ventos laterais, alerta de saída de faixa, detector de fadiga do motorista, estacionamento automático, entre outros recursos.
No Brasil, é comum encontrarmos três tipos principais dessas direções: com o motor na coluna, no eixo do pinhão ou na cremalheira.
Sabemos que as condições do piso, as temperaturas extremas e até o estilo de dirigir dos brasileiros acaba exigindo muito dos veículos. Na direção elétrica alguns problemas são recorrentes. Nos modelos com o motor na coluna, são comuns as quebras dos coxins ou acoplamentos, gerando ruídos na região do painel.
Carros e utilitários que usam o motor na cremalheira costumam apresentar danos graves provocados pela entrada de água, algo comum nas enchentes das grandes cidades ou nas estradas rurais.
6 Cuidados específicos na manutenção da direção elétrica
Carro com direção elétrica ainda precisa de manutenção? A resposta é sim, mas o que o mecânico precisa ter em mente? Leia o post para entender!
- Diagnostique os problemas com precisão
Nos veículos atuais, é comum a direção elétrica trabalhar integrada com sensores localizados no motor, nos freios, no painel e até nos para-choques, além de contar com seus próprios componentes eletrônicos. Também depende do funcionamento correto do alternador, bateria, chicote, caixa de fusíveis e conectores.
Por todas essas razões, os diagnósticos de falhas eletroeletrônicas costumam ser demorados e, muitas vezes, um único defeito pode ter mais do que uma causa. Como alguns itens são bem caros, a começar pelo motor elétrico, nunca faça uma troca antes de ter a certeza sobre a origem do problema.
- Utilize a tecnologia
As direções também podem apresentar uma série de problemas elétricos, eletrônicos ou até erros no software de controle. Nessa área, todo cuidado é pouco! É preciso dominar a tecnologia, contar com todos os equipamentos de diagnóstico (scanner, osciloscópio, entre outros) e seguir os parâmetros da montadora.
Para complicar ainda mais, muitos carros usam em seu sistema eletroeletrônico a chamada rede CAN (Controller Area Network, em inglês). É uma tecnologia ótima para simplificar o chicote e reduzir o número de conectores. Mas é preciso ser um especialista. Quem mexe sem conhecer pode provocar um grande estrago.
- Realize a calibração adequada
Sempre que você finalizar um reparo na direção elétrica, outro cuidado necessário é refazer a calibração do sistema com o scanner.
Atualmente, é comum encontrarmos veículos nas oficinas com problemas de dirigibilidade causados pela falta dessa verificação. A seguir, faça um teste de rodagem para ter a certeza de que tudo ficou perfeito.
- Tome alguns cuidados universais
Alguns cuidados colocados em prática em relação a outros modelos de veículos também servem para otimizar a manutenção da direção elétrica. Um deles é o alinhamento regular e a conscientização dos clientes sobre a necessidade de evitar buracos.
Ao utilizar um carro com direção elétrica, muitos motoristas podem achar que eles podem adotar alguns comportamentos que evitavam antes. Contudo, é importante lembrar que evitar dirigir sobre vias muito esburacadas ajuda na longevidade do sistema.
Outro cuidado que é importante repassar aos proprietários de carros com direção elétrica é o de evitar conduzir durante chuvas fortes. Afinal, eletricidade e água, juntos, são uma combinação sempre perigosa. Isso é ainda pior no Brasil, que tem muitas vias esburacadas e que podem provocar alagamentos.
- Preste atenção aos ruídos
Verifique os ruídos no painel, que podem indicar uma falha do sistema de direção. Vale lembrar que a direção elétrica não costuma emitir outros sinais de que há algum problema.
- Busque especialização na área
Sim, a direção elétrica exige menos ações de manutenção, como mencionamos anteriormente. Isso não significa que os veículos estão imunes a problemas e ações preventivas.
Ainda será preciso realizar uma manutenção periódica do carro, o que abre espaço para mecânicos que queiram se especializar e garantir vantagem competitiva. Os itens eletroeletrônicos presentes no carro ainda são complexos e frágeis e devem ser cuidados apenas por profissionais.
Nesse caso, os mecânicos precisam estar capacitados para prestar atenção em diversos sistemas, que complementam o trabalho da direção ou a influenciam. Exemplos: controle da estabilidade e reparos no detector de fadiga do condutor. Há ao menos três diferentes modos de conserto na parte elétrica:
- manutenção do sistema de direção com bomba eletro-hidráulica;
- manutenção do sistema de direção com motor na cremalheira;
- manutenção do sistema de direção com coluna elétrica.
Nesse contexto, não faltam oportunidades para mecânicos que querem garantir especializações para realizar a devida manutenção da direção elétrica, tanto preventiva como corretiva. Como você viu no artigo, o sistema é bastante complexo, mas os amantes e profissionais do universo automotivo têm boas razões para se interessar pelo tema.
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