Carreira de mecânico: quais são os segmentos em alta?
A indústria automobilística está sempre em evolução. Esse progresso faz com que a carreira de mecânico seja uma das profissões mais requisitadas do mercado. Sendo assim, quem pretende entrar nesse ramo tem muitas chances de encontrar uma boa oportunidade de trabalho.
O cenário atual é propício para mecânicos automotivos, mas para obter sucesso e conquistar ou manter o título de mecânico de confiança, é importante que você seja um profissional antenado. Para isso, é necessário que acompanhe as tendências e exigências do mercado.
Preparamos este artigo com as especialidades que estão em alta nessa profissão. Veja em qual delas você se encaixa melhor!
Especialista em eletrônica embarcada
O uso da tecnologia no dia a dia do mecânico não é mais uma opção, e sim uma exigência. Entender as leituras dos scanners para obter diagnósticos de falhas nos veículos é imprescindível nos dias de hoje.
O especialista em eletrônica embarcada é um profissional que vai mais além na leitura desses equipamentos. Ele consegue fazer a manutenção e corrigir defeitos nos sistemas eletroeletrônicos dos veículos. Essa especialidade é muito requisitada.
Mecânico especializado em carros de luxo
O mecânico especializado em carros de luxo é um profissional que trabalha em uma das áreas que raramente entram em crise. Isso porque os donos desses veículos são pessoas de alto poder aquisitivo, e as crises financeiras afetam pouco esse público.
O valor de um simples reparo em um carro de luxo pode equivaler a dezenas de veículos populares. No entanto, os donos de automóveis de alto valor costumam ser muito exigentes. Por isso, seja ainda mais detalhista e mantenha-se sempre atualizado.
Funileiro
Por mais cuidadosas que as pessoas sejam com seus veículos, o tempo de uso, pequenos esbarrões e até mesmo acidentes de trânsito requerem a atuação do funileiro para reparação dos danos e imperfeições.
Manter a boa aparência dos veículos e fazer correções estruturais são as principais funções dos funileiros. Esses profissionais devem entender de materiais como aço, alumínio e fibra de carbono. São requisitados em indústrias e oficinas de pintura.
Reparador de câmbios automáticos
O número de veículos produzidos com câmbio automático está cada vez maior. Isso faz com que profissionais especialistas nesses tipos de câmbio sejam cada vez mais procurados pelas oficinas especializadas.
O reparo em câmbios automáticos requer conhecimentos específicos, e mecânicos com formação e experiência nesse tipo de transmissão serão mais valorizados que os outros. Então, sem dúvida, vale a pena ter investir nesse segmento.
Mecânico de carros híbridos e elétricos
A busca por veículos que emitam o menor número de poluentes vem aumentando a produção de carros híbridos e elétricos. Na medida que esses automóveis forem sendo produzidos, os mecânicos especializados nessas versões serão cada vez mais requisitados.
Investir na carreira de mecânico de carros híbridos e elétricos é sinônimo de visão do futuro. Saiba que quanto mais rápido entrar nesse segmento, maior será a sua chance de conseguir os maiores salários e fidelizar os clientes. Lembre-se que, no mercado de trabalho, quando há falta de determinada mão de obra, maior é a remuneração dos profissionais que já atuam na área.
Contudo, para se destacar em qualquer um dos segmentos citados nesta lista, a capacitação é umas das chaves para o sucesso na carreira de mecânico. Investir em um curso de mecânica automotiva tornará você um profissional diferenciado. Recomendamos também que você busque parceria com fabricantes de peças para estar sempre atento aos novos lançamentos de produtos.
Se você é um amante do automobilismo como a gente, acompanhe nosso canal no YouTube, o Feras da Oficina Nakata. Lá você encontra materiais que serão úteis no seu dia a dia como mecânico.